Investigação e Desenvolvimento

Perante os diversos pedidos que surgiram no início do surto de covid o ProjectLabb / CIEBA /FBAUL (Laboratório de Design de Equipamento do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes [CIEBA] da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa [FBAUL]) desenvolveu e está a produzir um modelo de viseiras, no sentido de contribuir para a redução da falta de equipamentos de protecão que tem havido nesta época de pandemia.

Trata-se de um modelo acessível, de baixo custo, quer pelo investimento que exige no fabrico, quer pelos materiais que emprega. É também leve e confortável, facilitando a sua utilização intensiva.
Esta viseira recorre, unicamente, ao corte por laser cnc de folha de plástico flexível, nomeadamente o polipropileno (PP) ou o politereftalato de etileno (PETG). Elimina-se assim a necessidade do recurso a elásticos, espumas, colantes, ou outro material ou processo, já que, na eventualidade de escassear qualquer um deles, a produção seria inviabilizada.

Constituem a equipa João Rocha, João Costa, Tiago Girão e Cristóvão Pereira. O desenvolvimento deste projecto contou também com a preciosa ajuda de equipas de profissionais de saúde do Instituto Português de Oncologia, do Hospital São Francisco Xavier e Hospital de São José, a quem expressamos o nosso reconhecimento.

O modelo de viseira desenvolvido e produzido pelo ProjectLabb / CIEBA /FBAUL (Laboratório de Design de Equipamento do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes [CIEBA] da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa [FBAUL]), doado a várias instituições, unidades hospitalares, instituições de saúde, forças de segurança, entidades de índole social e outras entidades públicas, tem a sua patente registada no Boletim de Propriedade Industrial.

Fonte: FBAUL.