Estudos Clássicos
Estudos Clássicos
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O Doutoramento em Estudos Clássicos promove o desenvolvimento de investigação original relacionada com a Antiguidade greco-romana e com a apropriação e reinterpretação que dela se fez posteriormente, a fim de contribuir significativamente para o progresso tecnológico, social ou cultural, e para a construção de soluções mais informadas sobre como enfrentar os desafios de hoje. A produção de conhecimento novo, a conceptualização de questões complexas e de soluções inovadoras, a capacidade de trabalho num ambiente de rigor e exigência são algumas das competências fundamentais desenvolvidas pelo curso.
Leccionado por um corpo docente especializado e internacionalmente reconhecido, oferece aos doutorandos uma relação estreita com a investigação desenvolvida no Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.
O Doutoramento em Estudos Clássicos organiza-se em oito semestres (240 ECTS). Começa com a frequência de um curso de doutoramento (60 ECTS), constituído por dois semestres de seminários de aprofundamento da formação científica em Estudos Clássicos. Seguem-se seis semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (180 ECTS).
O Doutoramento em Estudos Clássicos, sequência natural do segundo ciclo em Estudos Clássicos, permite o aprofundamento da investigação nas áreas da língua, da literatura e da cultura clássicas, bem como da recepção destas ao longo da cultura ocidental, particularmente da cultura europeia. O objectivo fundamental deste ciclo de estudos é proporcionar o estudo de diversos aspectos matriciais da literatura grega e latina, bem como o domínio do grego e/ou do latim de modo a permitir aos alunos a aquisição de competências para a tradução de textos originais. Numa outra vertente proporciona-se o aprofundamento do conhecimento da cultura clássica e dos seus vínculos à história da cultura até à contemporaneidade, sem a qual esta não é compreensível. Procura-se ainda dotar os alunos de instrumentos fundamentais para a realização de estudos interdisciplinares, para os quais os estudos clássicos desempenham uma função decisiva.