fbpx Especialização em Pedagogia do Ensino Superior | ULisboa

Especialização em Pedagogia do Ensino Superior

Especialização em Pedagogia do Ensino Superior

Grau Académico 
Formação Não Conferente de Grau
Escola 
Instituto de Educação
Campus 
Cidade Universitária
Regime 
misto
Duração 
2 semestres
ECTS 
60

A Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior é parte integrante das estratégias da Universidade de Lisboa, através do seu Instituto de Educação, no sentido de ampliar e desenvolver o ensino e a qualidade da aprendizagem, bem como de apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes.
Num contexto de grandes transformações no ensino superior, a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior constitui uma resposta a grandes desafios que as suas instituições e seus docentes têm hoje pela frente, que resultam em larga medida: do afluxo em grande número de estudantes à graduação e pós-graduação, provenientes de trajetórias escolares muito diversificadas; da crescente demanda pela integração de novas tecnologias e da circulação dos alunos em vários ambientes de aprendizagem; do trânsito e da velocidade com que os saberes se cruzam e se consolidam.
A Pós-Graduação é, assim, concebida para os novos professores do ensino superior ou para aqueles que o desejem vir a ser, recebendo candidatos provenientes de todas as áreas científicas.

Objetivos 

A Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior visa a formação de um professor de ensino superior competente, capaz de:
- desenvolver e avaliar as suas próprias práticas;
- criar condições favoráveis à melhoria da qualidade das aprendizagens dos seus estudantes.
Para tanto, o Curso organiza-se em torno de dois grandes domínios de formação interligados:
- Ensinar e aprender no ensino superior, centrado no papel do docente como suporte da aprendizagem do aluno;
- Desenvolvimento da prática profissional, centrado no papel do docente como sujeito capaz de desenvolver práticas de auto e hétero-observação, aperfeiçoando dessa forma os seus próprios métodos de ensino e avaliação.
O Curso integra Unidades Curriculares obrigatórias e Unidades Curriculares opcionais, que se articulam vertical e horizontalmente (consultar o plano de estudos).

Acesso nacional 
219/20

Vagas 
25
Provas de Ingresso 
Podem candidatar-se à Pós-Graduação os docentes do ensino superior, tanto os de carreira, como os especialmente contratados,  titulares do grau de doutor ou equivalente. Excecionalmente, poderão ser admitidos os detentores de um currículo especialmente relevante em qualquer domínio ligado à educação ou formação no ensino superior, ainda que não titulares do grau de doutor.

Acesso Internacional