Engenharia Biomédica
Engenharia Biomédica
1
A Engenharia Biomédica foca-se no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para resolver problemas no setor da saúde, da medicina fundamental e da clínica médica. Um engenheiro biomédico é capaz de projetar novos equipamentos para imagiologia médica, dispositivos biomédicos, produzir biomateriais, desenvolver instrumentos de apoio à gestão de sistemas de saúde, ou mesmo desenvolver novas aplicações utilizando engenharia de células e tecidos para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento médico.
A Licenciatura em Engenharia Biomédica é uma iniciativa conjunta do Técnico e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Este CE tem dois grandes objectivos:
• Dar aos alunos uma formação sólida em Matemática e ciências fundamentais, designadamente em Física, Química, Biologia e Medicina, que são os pilares principais do curso. Esta formação científica de espectro largo é essencial pela natureza interdisciplinar do curso, pela versatilidade dos seus alunos e pelas características do
mercado de trabalho.
• Fornecer formação básica e uma abordagem inicial aos principais temas que serão nucleares no 2º CE. Assim, foram incluídas 6 UCs obrigatórias (designadas pre-perfil) que abordam os fundamentos em alguns desses temas, tais como computação, biomecânica, biossinais, engenharia de tecidos e engenharia/gestão? clínica.
O plano curricular contempla ainda um conjunto de UC de escolha restrita, que dão aos alunos liberdade (e responsabilidade) para aprofundarem temas do seu interesse, designadamente nas áreas de especialização que pretendem frequentar no 2º ciclo de estudos.
Acesso nacional 2023/24
Nota último colocado da 1ª Fase178.50Nota último colocado da 2ª Fase183.00