Conservação de Arte Moderna e Contemporânea
Conservação de Arte Moderna e Contemporânea
1
Formação em conservação e restauro. Os detentores de grau de licenciado em conservação e restauro, após a conclusão deste ciclo de estudos, adquirem o título de conservador-restaurador, e podem assumir, de uma forma plena e autónoma, o exercício da profissão (E.C.C.O, ENCoRE, Art. 140/2009). Os detentores de outras licenciaturas aceites pela Coordenação do Ciclo de Estudos, poderão contribuir e potenciar a área da conservação e restauro coligindo os conhecimentos adquiridos com a sua formação base e experiência profissional.
A colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assegura uma componente científica não só a nível da formação, mas também no acesso a espaços e equipamentos, essenciais para a obtenção de uma formação sólida na área pretendida.
A formação deste ciclo de estudos valoriza e dá a conhecer as recentes investigações na conservação e restauro, relacionadas com a terminologia técnica empregue, questões teóricas, éticas, deontológicas, sociais, metodológicas e materiais. Os alunos, com orientação e de forma autónoma e interdisciplinar, são confrontados com problemas de conservação e restauro, simples e complexos, sendo feitos ensaios de técnicas e materiais e intervenções em obras reais. Na arte moderna e contemporânea nem sempre se aplica a tradicional intervenção na matéria, motivo pelo qual os modelos de decisão internacionalmente em vigor são analisados e testados. Valoriza-se o estudo das técnicas e matérias das obras e dos procedimentos e materiais empregues nas intervenções de conservação e restauro.