Cultura e Comunicação
Cultura e Comunicação
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O Mestrado em Cultura e Comunicação fornece instrumentos para a discussão de questões teóricas e o desenvolvimento de competências avançadas ao nível da análise, da crítica, da sustentabilidade e da gestão da cultura e da comunicação. O curso organiza-se em três eixos temáticos - Matrizes da Cultura (Identidades e Poder); Comunicação, Discurso e Sociedade; e Gestão de Tendências e da Cultura -, e permite aos estudantes actuar em diversos sectores da Comunicação e das Indústrias Culturais e Criativas.
Formação de competências especializadas para o estudo dos modos de produção, transmissão e preservação dos enunciados, sobretudo escritos, mas também de outros, verbais ou não verbais. Estas competências traduzem-se no conhecimento das metodologias próprias da disciplina de Crítica Textual e do discurso reflexivo com que ela assegura e renova os seus fundamentos teóricos; e habilitam para a atuação no largo campo de aplicações práticas da disciplina: o mestre em Crítica Textual analisa casos de produção e de transmissão documentada de enunciados, propõe fundamentadamente os meios de tornar acessíveis e legíveis os processos de produção e de transmissão, adequando os meios a diferentes públicos de utilizadores, e produz esses meios, que podem ser diferentes tipos de edição erudita, edição eletrónica, revisão de original para edições comuns, transposição de edições para corpora especializados, inventários orgânicos de documentos, descrições codicológicas ou manuscriptológicas.