Engenharia do Ambiente
Engenharia do Ambiente
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A Engenharia do Ambiente olha para os problemas ambientais existentes na sociedade, nomeadamente aqueles provocados pela implementação de soluções dadas pelas outras áreas da Engenharia. Num mundo onde a sustentabilidade é tema do dia, o papel do engenheiro do ambiente passa por perceber quais as ferramentas a utilizar para diminuir o impacto ambiental e a pegada ecológica das atividades humanas, mantendo a eficiência dos processos associados. Assim, atua no planeamento e controlo da poluição, tratamento de resíduos, efluentes e poluentes gasosos e na gestão de sistemas ambientais, otimizando o uso do solo e do território.
O Mestrado em Engenharia do Ambiente tem como objectivo principal formar engenheiros com capacidade para a análise e resolução de problemas ambientais e para a gestão dos recursos naturais. Os alunos são formados numa perspectiva integrada (ecológica, social, económica e tecnológica) para saberem gerir o uso sustentável de recursos como água, solo, ar, ecossistemas e matérias-primas, usando ferramentas de salvaguarda, gestão, prevenção, tratamento e remediação dos problemas.
O ciclo de estudo promove a integração da vertente tecnológica de prevenção e controlo integrado da poluição com a gestão de sistemas ambientais para uma gestão integrada do ambiente e das atividades humanas, de valor acrescentado e reduzidos impactes ambientais negativos. Como actividade transversal, a Engenharia do Ambiente privilegia a interdisciplinaridade, envolvendo conhecimentos e tecnologias diversos e em constante actualização, fornecendo este CE um grande leque de UCs opcionais para cobrir estas necessidades.
Um engenheiro deve possuir a formação necessária para, em face de um problema novo, ser capaz de o analisar, identificar as características relevantes e encontrar as soluções adequadas. É objetivo do Mestrado em Engenharia do
Ambiente dotar cada aluno com competências para:
• se adaptar com facilidade a mudanças tecnológicas;
• adaptar as metodologias existentes a problemas novos;
• compreender os aspetos económicos, sociais e humanos e a sua relação
com os problemas técnicos;
• desenvolver atitudes pessoais, tais como a criatividade, a aprendizagem e atualização permanente, a liderança e integração em trabalho de equipa, as preocupações éticas e comportamentais;
• ter consciência de que as suas escolhas têm um impacto ambiental que necessita de ser avaliado.