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Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ciclo de Estudos 
Mestrado
Escola 
Faculdade de Motricidade Humana
Campus 
Jamor
Regime 
Diurno
Duração 
4
ECTS 
120
Idioma 
PT
Data de Acreditação A3ES 
08/04/2021
Prazo de Acreditação A3ES 
6 anos
N.º Registo DGES 
R/A-Ef 2036/2011
Data do Registo DGES 
18/03/2011

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O Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário habilita científica e profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à função profissional de um Professor de Educação Física do ensino básico ou secundário. Procura fazer a articulação entre os processos de ação, formação e investigação de modo a garantir o desenvolvimento de saberes e competências que caraterizam o “professor-profissional” – i.e. um professor capaz de se adaptar à diversidade das situações educativas com que se defronta, baseando a qualidade da sua atuação no saber: analisar, refletir e justificar. Os objetivos gerais são formulados em estreita articulação com as competências de desempenho profissional inscritas no “Perfil de Competências Gerais do Professor” estabelecidas no DL n.º 240/2001 de 17 de agosto, e estruturadas em quatro grandes áreas de intervenção profissional, a saber: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Inovação e Investigação Pedagógica; Participação na Escola; e Relação com a Comunidade.

Objetivos 

Desenvolver o conjunto das decisões do planeamento de forma justificada e coerente, refletindo as orientações do programa oficial e os dados da avaliação
Justificar a coerência entre os processos de avaliação, explicitando a pertinência dos respetivos instrumentos
Selecionar e estruturar as atividades de aprendizagem de forma didaticamente correta, ajustada aos objetivos pedagógicos, à realidade do grupo-turma e aos recursos
Planear em grupo, cooperando com os colegas de Educação Física, do Conselho de Turma e de outros órgãos da escola no planeamento da Atividade Educativa
Realizar coerentemente as decisões de avaliação prognóstica, formativa e sumativa no respeito pelas orientações programáticas
Utilizar e justificar as estratégias de ensino, as estruturas organizativas e os procedimentos de gestão da aula de forma adequada aos objetivos operacionais e condições de ensino
Utilizar e justificar os procedimentos de informação sobre as atividades da aula de modo a assegurar a sua compreensão pelos alunos, assim como de acompanhamento ativo da atividade de aprendizagem, de prevenção e correção dos comportamentos inapropriados, de promoção de um clima positivo de aprendizagem
Utilizar processos de observação da intervenção pedagógica e realizar a consequente análise do ensino
Implementar a atividade de ensino e treino de Desporto Escolar e outras atividades de complemento curricular garantindo a sua articulação com os objetivos da atividade curricular da EF
Analisar criticamente a organização e cultura da escola e da EF presentes nos respetivos regulamentos
Participar na gestão de projetos de desenvolvimento organizacional
Implementar processos de interação entre os diferentes intervenientes no sistema educativo com recurso às tecnologias da informação e comunicação
Implementar processos de promoção de estilos de vida ativa e saudáveis junto da comunidade educativa
Implementar ações de animação socioeducativa, envolvendo a participação da escola e comunidade próxima
Caracterizar as suas turmas, nas suas particularidades sociais e culturais, psicológicas e de aprendizagem e as suas implicações no âmbito da direção de turma e da atividade letiva
Intervir ativamente nas atividades da direção e conselho de turma
Implementar iniciativas de participação ativa dos encarregados de educação na escola e no processo educativo dos seus educandos

Provas de Ingresso 
ii. grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos; iii. grau académico superior estrangeiro na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela comissão científica do curso;
Propina 1º ano (indicativo) 
1063.47€
Propinas restantes (indicativo) 
1063.47€

Acesso Internacional

Propina 1º ano (indicativo) 
1063,47€
Propinas restantes (indicativo) 
1063,47€