Psicologia da Educação e Aconselhamento
Psicologia da Educação e Aconselhamento
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O Mestrado dá resposta à necessidade de formação de psicólogos que, de acordo com as especificações da Ordem dos Psicólogos portugueses (OPP) para a qualificação como psicólogo da educação, lhes permite intervir nos contextos educativos onde ocorrem os processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem. A formação é centrada no aprofundamento de conhecimentos científicos e no desenvolvimento de competências que lhes permitam potenciar o desenvolvimento integral e o bem-estar psicossocial da diversidade de públicos destinatários, em todas as fases da vida, desde a infância à terceira idade, na multiplicidade de papéis que desempenham. É privilegiada uma abordagem inclusiva, multinível, e preferencialmente de natureza promocional e preventiva, com ênfase nos processos individuais de gestão da aprendizagem, da carreira, da saúde e do bem-estar, mas também na intervenção ao nível das comunidades e dos ambientes institucionais, criando condições para potenciar contextos positivos e seguros.
A concessão do grau de mestre obriga à conclusão de um ciclo de estudos com 120 créditos ECTS e uma duração de quatro semestres, compreendendo:
a) A frequência e a aprovação num curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, a que corresponde 60 créditos ECTS;
b) A elaboração e discussão pública de uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizados para este fim a que corresponde 30 créditos ECTS e de um estágio curricular preparatório da inserção profissional objeto de relatório final, a que corresponde 30 créditos ECTS. Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O Mestrado em Psicologia da Educação visa desenvolver competências científicas e atitudes éticas para o desempenho de atos psicológicos em contextos educativos. A formação é enquadrada ecleticamente pelo conhecimento dos modelos teóricos e pelo domínio e treino de competências técnicas de avaliação e de intervenção psicológicas focadas em três grandes áreas: aprendizagem, construção e gestão da carreira e promoção da saúde e do bem-estar, numa perspetiva de equidade e de intervenção ao longo da vida. A formação incide ainda na aquisição de conhecimentos científicos e competências para a avaliação psicológica, aconselhamento, orientação, formação e consultoria em diferentes contextos educacionais, com os diferentes agentes educativos, numa abordagem individual, grupal e comunitária, considerando a evolução científica, social, cultural e tecnológica.