Resiliência na Educação-Erasmus
Resiliência na Educação-Erasmus
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O Mestrado conjunto Erasmus Mundus “Resilience in Educational Contexts” contribui para a criação de ambientes de aprendizagem que promovam a resiliência e as competências socioemocionais, através da formação de profissionais ligados a contextos educativos, fornecendo ferramentas, recursos e contextos de aprendizagem que facilitem a sua aprendizagem académica, social e emocional e consequentemente a inclusão social e cidadania ativa. Este mestrado inclui um conjunto de unidades curriculares que visam desenvolver competências que permitam uma melhor abordagem e resposta às necessidades socioemocionais dos alunos, com especial atenção para os que estão em risco, nomeadamente aqueles oriundos de comunidades étnicas, linguísticas e migrantes, em situação de maior desvantagem socioeconómica, e ainda alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educativas específicas de saúde.
Analisar criticamente e avaliar as principais teorias e modelos de resiliência em crianças e adolescentes
Identificar componentes dos contextos educativos que favorecem a promoção da resiliência dos alunos
Analisar e adotar abordagens experienciais e colaborativas no ensino e aprendizagem da resiliência
Identificar os fatores que influenciam a qualidade da implementação dos programas de promoção da resiliência
Identificar e adotar estratégias para promover a resiliência dos profissionais ligados a contextos educativos
Implementar, monitorizar e avaliar programas de resiliência em diferentes contextos educativos
Identificar e adotar diferentes estratégias colaborativas com pais, cuidadores e outros profissionais na promoção da resiliência das crianças e jovens numa abordagem transdisciplinar
Demonstrar conhecimento de metodologias quantitativas e qualitativas e códigos éticos de conduta aplicáveis a investigações centradas na promoção da resiliência