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Resiliência na Educação-Erasmus

Resiliência na Educação-Erasmus

Ciclo de Estudos 
Mestrado
Escola 
Faculdade de Motricidade Humana
Campus 
Jamor
Em conjunto 
Faculdade de Motricidade Humana
Instituto de Educação
Em associação 
Com Outras IES Europeias
Regime 
Diurno
Duração 
4
ECTS 
120
Idioma 
EN
Data de Acreditação A3ES 
12/06/2020
Prazo de Acreditação A3ES 
6 anos
N.º Registo DGES 
R/A-Cr 62/2020
Data do Registo DGES 
19/08/2020

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O Mestrado conjunto Erasmus Mundus “Resilience in Educational Contexts” contribui para a criação de ambientes de aprendizagem que promovam a resiliência e as competências socioemocionais, através da formação de profissionais ligados a contextos educativos, fornecendo ferramentas, recursos e contextos de aprendizagem que facilitem a sua aprendizagem académica, social e emocional e consequentemente a inclusão social e cidadania ativa. Este mestrado inclui um conjunto de unidades curriculares que visam desenvolver competências que permitam uma melhor abordagem e resposta às necessidades socioemocionais dos alunos, com especial atenção para os que estão em risco, nomeadamente aqueles oriundos de comunidades étnicas, linguísticas e migrantes, em situação de maior desvantagem socioeconómica, e ainda alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educativas específicas de saúde.

Objetivos 

Analisar criticamente e avaliar as principais teorias e modelos de resiliência em crianças e adolescentes
Identificar componentes dos contextos educativos que favorecem a promoção da resiliência dos alunos
Analisar e adotar abordagens experienciais e colaborativas no ensino e aprendizagem da resiliência
Identificar os fatores que influenciam a qualidade da implementação dos programas de promoção da resiliência
Identificar e adotar estratégias para promover a resiliência dos profissionais ligados a contextos educativos
Implementar, monitorizar e avaliar programas de resiliência em diferentes contextos educativos
Identificar e adotar diferentes estratégias colaborativas com pais, cuidadores e outros profissionais na promoção da resiliência das crianças e jovens numa abordagem transdisciplinar
Demonstrar conhecimento de metodologias quantitativas e qualitativas e códigos éticos de conduta aplicáveis a investigações centradas na promoção da resiliência

Saídas Profissionais 
Escolas e outros contextos educativos. O mestrado oferece formação para professores e outros profissionais que atuam em contextos educativos no âmbito da promoção e construção da resiliência , através de uma abordagem sistémica e interdisciplinar. Os estudantes do curso serão capacitados com conhecimentos e competências para promover a saúde mental e o bem-estar de crianças e jovens vulneráveis e marginalizados através da implementação de programas, clima de sala de aula e todo o sistema escolar, trabalhando de forma colaborativa com alunos, colegas, pais e comunidade, cuidando ao mesmo tempo da sua própria resiliência e bem-estar. O programa de mestrado será informado por uma abordagem inclusiva, sistémica e participativa para o desenvolvimento da resiliência, envolvendo toda a comunidade escolar, os pais e a comunidade local, com intervenções culturalmente responsivas e baseadas em evidências.
Provas de Ingresso 
Holder of a foreign higher academic degree, with a first cycle of studies organized according to the principles of the Bologna
Propina 1º ano (indicativo) 
2400.00€
Propinas restantes (indicativo) 
960.00€
Observações: 
Bolsas de estudo Erasmus Mundus: São atribuídas 18 bolsas de estudo mediante candidatura

Acesso Internacional

Propina 1º ano (indicativo) 
2400,00€
Propinas restantes (indicativo) 
960,00€