fbpx Big data e exploração de padrões socio-espaciais em turismo | ULisboa

Big data e exploração de padrões socio-espaciais em turismo

Big data e exploração de padrões socio-espaciais em turismo

Categoria 
Território, Urbanismo, Arquitetura
Nível 
Formação / Complemento Especializado
Unidade Orgânica 
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Campus 
Cidade Universitária
Professor Responsável 
Inês Boavida Portugal
ECTS 
3
Duração 
Trimestral
Ano / Semestre 
1º Semestre
Idioma de Lecionação 
PT
Regime 
Blended-learning (formação à distância/ensino presencial)
Sumário 

OBJETIVOS:
Aprendizagem da utilização de Big Data para exploração de dinâmicas socio-espaciais em turismo. Familiarização com fontes de (open) big data e técnicas de análise espacial para alavancar o conhecimento em estudos turísticos. Capacitação de aquisição, tratamento e processamento de big data. Integração em base de dados de big data, dados estatísticos e geográficos. Análise espacial do turismo, passando por reflecções sobre capacidade de carga do território, correlação com indicadores socio-económicos, e análise de padrões espaciais (clusters, hotspots, densidade, distância, interpolação).
TÓPICOS PROGRAMÁTICOS:
I. Big Data: conceitos e fontes de informação em turismo.
II. Técnicas de análise espacial para exploração padrões em turismo.
III. Aquisição, tratamento e processamento de Big Data.
IV. Integração em ambiente SIG de Big Data e dados estatísticos e geográficos.
V. Exploração de métodos de análise espacial em estudos turísticos: clusters, hotspots, densidade, distância, interpolação.
VI. Análise reflexiva sobre utilização de Big Data, métodos, e resultados obtidos.

Observações 
Condições Especiais: Alumni IGOT – estudantes titulares de licenciatura, mestrado ou doutoramento pelo IGOT. 25% de desconto no valor da propina Parceiros IGOT – entidades que suportem a totalidade da propina dos seus colaboradores – até 4 inscrições: 10% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura – 5 ou mais inscrições: 20% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura

Acesso

Vagas 
40
Custo 
150€
Condições de Acesso 
a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências do território, ciências do ambiente, ciências sociais, arquitetura, engenharia civil, e outras áreas afins; b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas acima indicadas; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do IGOT; d) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso pelo Conselho Científico do IGOT.