fbpx Climatologia aplicada ao ordenamento e planeamento municipal | ULisboa

Climatologia aplicada ao ordenamento e planeamento municipal

Território, Urbanismo, Arquitetura
Nível
Formação / Complemento Especializado
Unidade Orgânica
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Cidade Universitária
Professor Responsável
Marcelo Fragoso
Duração
Trimestral
Ano / Semestre
  • 2023/2024
  • 1º Semestre
Idioma de Lecionação
PT
Regime
Blended-learning (formação à distância/ensino presencial)
1ª Edição
Início da Candidatura
25/09/2023
Início do Curso
04/12/2023
Sumário

OBJETIVOS:
Compreender os impactes das alterações climáticas nos ambientes urbanos; caracterizar os fatores climáticos locais relevantes para o ordenamento à escala municipal; desenvolver a capacidade de desenhar medidas de adaptação às alterações climáticas urbanas; desenvolver serviços climáticos urbanos tendo em contas as melhores práticas internacionais.
TÓPICOS PROGRAMÁTICOS:
I. Avaliação e caraterização bioclimática.
II. Variáveis e índices relevantes; fontes de dados; definição das condições de ano típico e situações específicas e extremas; análise de séries cronológicas e tendências; Downscaling estatístico; identificação de condições futuras baseadas em cenários internacionais (IPCC).
III. Orientações climáticas para o planeamento urbano.
IV. Cartografia de funções climáticas; identificação de Unidades Homogéneas de Resposta Climática; caraterização das funções climáticas nos espaços urbanos; Determinação de índices de geometria urbana; Caraterização da densidade urbana para fins climáticos; coeficientes de volumetricos, índices de permeabilidade, relação H/W de canyons urbanos; Modelação à escala microclimática: soluções de cidadania climática.
V. Demonstração da utilidade de soluções de base natural e geometria urbana adequadas às condições climáticas de base local e microclimática para minimizar efeitos adversos e potenciar condições favoráveis.

Observações
Condições Especiais: Alumni IGOT – estudantes titulares de licenciatura, mestrado ou doutoramento pelo IGOT. 25% de desconto no valor da propina Parceiros IGOT – entidades que suportem a totalidade da propina dos seus colaboradores – até 4 inscrições: 10% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura – 5 ou mais inscrições: 20% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura

Acesso

Custo
Condições de Acesso
a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências do território, ciências do ambiente, ciências sociais, arquitetura, engenharia civil, e outras áreas afins; b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas acima indicadas; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do IGOT; d) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso pelo Conselho Científico do IGOT.