fbpx Curso pós -graduado de especialização em Prevenção do (Cyber)Bullying e Promoção de Competências Socioemocionais | ULisboa

Educação, Formação
Nível
Atualização / Requalificação
Unidade Orgânica
Faculdade de Psicologia
Cidade Universitária
Professor Responsável
Ana Margarida Veiga Simão
Paula Costa Ferreira
Duração
1 semestre
Ano / Semestre
  • 2022/2023
  • 2º Semestre
Sumário

O atual aumento de violência em meios educativos pode ter um impacto substancial na vida dos jovens, pois ocorre com crescente frequência e severidade. Com efeito, a incidência de bullying e cyberbullying tem vindo a aumentar entre os adolescentes em Portugal em praticamente todos os níveis de ensino dentro e fora da escola. Assim, é necessária uma maior compreensão por parte dos profissionais educacionais sobre a forma como os jovens interagem e resolvem conflitos. Torna-se essencial formar profissionais relativamente às melhores práticas para fornecer ambientes de aprendizagem motivadores, seguros, e inclusivos nas escolas através da regulação emocional, motivacional e comportamental. Neste âmbito, esta pós-graduação pretende contribuir para uma melhoria da eficácia profissional de psicólogos e professores, nos domínios científico, técnico e deontológico, bem como o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O curso promove competências de avaliação e de intervenção psicoeducativa e preventiva, fomentando a pró-socialidade no âmbito do (cyber)bullying e tem a duração de um semestre, abrangendo uma diversidade de módulos temáticos, correspondentes a um total de 30 ECTS.

Observações
Devido ao número insuficiente de candidatos, o curso não irá funcionar.

Acesso

Custo