fbpx Perigosidade, vulnerabilidade e riscos no território | ULisboa

Perigosidade, vulnerabilidade e riscos no território

Território, Urbanismo, Arquitetura
Nível
Formação / Complemento Especializado
Unidade Orgânica
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Cidade Universitária
Professor Responsável
Eusébio Reis
Duração
Trimestral
Ano / Semestre
  • 2022/2023
  • 2º Semestre
Idioma de Lecionação
PT
Regime
Blended-learning (formação à distância/ensino presencial)
1ª Edição
Início da Candidatura
03/04/2023
Início do Curso
05/06/2023
Sumário

OBJETIVOS:
Fornecer uma visão geral dos fundamentos terminológicos e conceptuais da análise de risco e do seu enquadramento em alguns dos instrumentos de gestão do território. Contactar com métodos de preparação de bases de dados cartográficas e modelos de avaliação da suscetibilidade e perigosidade, desenvolvidos em ambiente SIG. Efetuar exercícios de análise espacial da suscetibilidade, identificação de elementos em risco e cartografia dasimétrica.
TÓPICOS PROGRAMÁTICOS:
I. Modelo Conceptual do Risco;
II. Riscos e Ordenamento do Território;
III. Organização e processamento de dados espaciais em SIG para análise de fenómenos naturais;
IV. Avaliação da suscetibilidade e da perigosidade de fenómenos naturais (e.g. erosão hídrica do solo, inundações fluviais, movimentos de massa em vertentes, contaminação de aquíferos, incêndios rurais);
V. Identificação de elementos em risco e cartografia dasimétrica.

Observações
Condições Especiais: Alumni IGOT – estudantes titulares de licenciatura, mestrado ou doutoramento pelo IGOT. 25% de desconto no valor da propina Parceiros IGOT – entidades que suportem a totalidade da propina dos seus colaboradores – até 4 inscrições: 10% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura – 5 ou mais inscrições: 20% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura

Acesso

Custo
Condições de Acesso
a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências do território, ciências do ambiente, ciências sociais, arquitetura, engenharia civil, e outras áreas afins; b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas acima indicadas; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do IGOT; d) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso pelo Conselho Científico do IGOT.