fbpx Treino em Dança | ULisboa

Início do Curso
14/10/2022
Sumário

Esta pós-graduação visa contribuir para a formação dos profissionais da comunidade da dança que lidam diariamente com os problemas do treino. Com este curso pretende-se suprir uma lacuna de formação sentida por muitos profissionais (professores, coreógrafos, ensaiadores, bailarinos e ex-bailarinos) que se dedicam ao treino em dança, particularmente nas companhias e nas escolas de ensino artístico especializado em dança.

A melhoria da performance motora, própria da dimensão artística da dança, exige uma elevada carga horária de trabalho, ou seja, muitas horas de treino. O incremento do número escolas em que os jovens a partir dos 10 anos de idade começam a ser sujeitos a cargas de treino diárias, de elevada intensidade e duração, exigem uma preparação e uma formação adequadas em termos pedagógicos, técnicos e científicos dos agentes envolvidos nessa área de intervenção. A experiência artística é muito importante, mas deve ser complementada com o conhecimento das ciências da motricidade humana que permitirão uma melhoria da qualidade dessa intervenção.

A especificidade do treino em dança foi o fio condutor da composição de todas as unidades curriculares, onde se procura oferecer uma fundamentação teórica robusta, um conjunto de propostas metodológicas testadas com sucesso e uma grande diversidade de experiências práticas em vários domínios desta área de intervenção.

No desenho curricular procurou-se uma visão integrada e sistémica, uma relação estreita entre a teoria e a prática, e uma procura das competências específicas necessárias ao desenvolvimento de uma ação profissional de qualidade no âmbito do treino em dança.

Acesso

Custo
Condições de Acesso
Titular do grau de licenciado ou equivalente legal Titular de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo Titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FMH Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FMH