fbpx Sistemas de informação geográfica municipais | ULisboa

Sistemas de informação geográfica municipais

Território, Urbanismo, Arquitetura
Nível
Formação / Complemento Especializado
Unidade Orgânica
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Cidade Universitária
Professor Responsável
Ricardo Garcia
Duração
Trimestral
Ano / Semestre
  • 2022/2023
  • 1º Semestre
Idioma de Lecionação
PT
Regime
Blended-learning (formação à distância/ensino presencial)
1ª Edição
Início da Candidatura
04/07/2022
Início do Curso
25/10/2022
Sumário

OBJETIVOS:
Identificar as competências e estratégia de um SIG Municipal. Reconhecer a natureza específica da informação geográfica municipal. Identificar os projetos de informação geográfica de apoio à Administração Local. Resolver um problema suportado na modelação em SIG numa filosofia de projeto integrado com integração de TIC.
TÓPICOS PROGRAMÁTICOS:
I.Administração Local e Informação Geográfica.
II.Orgânica e competências autárquicas. Funções e competências das unidades orgânicas; Atribuições e competências estruturantes de um SIG Municipal: Aplicação de uma Divisão de Informação Geográfica.
III.Organização de Informação Geográfica.
IV.Articulação de Infraestruturas de Dados Espaciais Nacionais e Regionais com Locais: INSPIRE, SNIG, Metropolitanas, Intermunicipais. Infraestruturas de Dados Espaciais; Business Intelligence e Integração de SIG Municipal; Gestão de Serviços IG, WebServices, e Aplicações de Suporte à Decisão; Opensource; Geoportais.
V.Gestão de Informação Geográfica.
VI.Casos de Informação Geográfica Municipal.
VII.Informação Geográfica de Referência; Gestão e conversão de Sistemas de Referência; Cartografia Homologada: Normas e Processos, Cadernos Encargos, Modelos de Dados e Integração em SIG; Cartografia e Modelos de Dados para PMOTS; Metadados.
VIII.Apresentação de Projetos de Informação Geográfica de Apoio à Administração Local.

Observações
Condições Especiais: Alumni IGOT – estudantes titulares de licenciatura, mestrado ou doutoramento pelo IGOT. 25% de desconto no valor da propina Parceiros IGOT – entidades que suportem a totalidade da propina dos seus colaboradores – até 4 inscrições: 10% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura – 5 ou mais inscrições: 20% de desconto no valor da propina e isenção da taxa de candidatura

Acesso

Custo
Condições de Acesso
a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências do território, ciências do ambiente, ciências sociais, arquitetura, engenharia civil, e outras áreas afins; b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas acima indicadas; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas acima indicadas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do IGOT; d) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso pelo Conselho Científico do IGOT.