fbpx Sustentabilidade | ULisboa

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Categoria 
Ciências Sociais, Ciências Empresariais, Direito
Nível 
Formação Básica
Unidade Orgânica 
Instituto de Ciências Sociais
Campus 
Cidade Universitária
Professor Responsável 
Luísa Scmidt e João Guerra
ECTS 
5
Duração 
1 semana
Ano / Semestre 
1º Semestre
Regime 
Híbrido
Início da Candidatura 
20/06/2022
Em 2022 a VI Escola de Verão sobre Sustentabilidade será realizada em parceria com a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis e promoverá a problematização e a reflexão em torno dos desafios que um novo modelo energético como se preconiza atualmente – assente nos princípios da suficiência, eficiência, fontes renováveis, neutralidade climática, justiça e bem-estar – coloca à sociedade. O contexto de guerra torna ainda mais premente e evidente a necessidade de alterarmos o nosso paradigma energético. Durante esta semana intensiva serão abordados os temas da pobreza energética, da reabilitação de edifícios, da produção renovável e descentralizada, das comunidades energéticas, mas sem esquecer os prosumidores, e o papel que as ciências sociais podem desempenhar na necessária alteração de práticas que terá de acontecer e na procura dos equilíbrios sociais tão necessários, quanto complexos. Será ainda debatida a necessidade de conceitos mais desafiadores como o de suficiência e a descodificação do nosso complexo sistema de uso da energia, que vai muito para além dos combustíveis usados para a nossa mobilidade.
Sumário 

OBJETIVOS GERAIS
Promover a temática da sustentabilidade e a sua integração na tomada de decisão no quotidiano, junto dos responsáveis técnicos de diferentes organizações e instituições, de forma a capacitá-los para responderem aos desafios que a construção de uma sociedade sustentável implica.
Promover a reflexão e a partilha de soluções que assegurem uma transição justa para uma economia neutra em carbono e assente nos princípios da sustentabilidade, num momento chave para a UE e para os Estado-Membros ao nível da disponibilização de recursos e da sua articulação com uma nova agenda política.
Explorar as interligações entre ciência, economia, gestão, política e sociedade e promover o contacto entre diferentes especialistas e interlocutores que representam diferentes quadrantes da sociedade.
Criar as condições para que os participantes de diferentes áreas explorem propostas diversas e possam estabelecer redes de contacto para futuras intervenções em prol da construção de uma sociedade sustentável.
Afirmar a Escola de Verão em Sustentabilidade como uma iniciativa de relevante interesse para a sociedade portuguesa, pelo seu contributo específico em abrir novos horizontes e dotar os participantes de novas ferramentas e capacidades para compreender a complexidade e a natureza inter-relacional da sociedade atual e futura.

Acesso

Custo 
300€

Parceiros e Apoios

Parceiros 
Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável | APREN – Associação Portuguesa das Energias Renováveis