fbpx 5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar "Políticas de Educação em tempos de pandemia" | ULisboa

24 de Setembro de 2020 a 15 de Dezembro de 2020
Online

A recente crise pandémica marcou, definitivamente, as políticas educativas, as práticas de gestão escolar, o trabalho docente e a experiência escolar.

Share 5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar "Políticas de Educação em tempos de pandemia"

Como escreveu recentemente António Nóvoa, a pandemia tornou inevitável o que já era necessário: a introdução de mudanças no modelo escolar, construído no século XIX e tradicionalmente caracterizado pelo contrato social da educação, a estruturação de tempos e espaços escolares delimitados e a pedagógica da lição. Contudo, podemos interrogar-nos onde nos conduzem tais mudanças. A uma aceleração da desintegração da escola, pela perda de dimensões centrais no empreendimento educativo – como a interação humana e a aprendizagem da vida em comum? À transformação das relações da escola com a sociedade e com o conhecimento? Em qualquer dos cenários, a que mudanças estamos a assistir, ou que se podem antever, nas formas de governo dos sistemas educativos e da escola?

Ainda dispomos de pouca informação, organizada e sistemática, sobre o modo como os decisores políticos deliberaram e como os profissionais, nas escolas, agiram. Este encontro visa contribuir para esse maior conhecimento da realidade da decisão política, central e local, refletindo sobre as possibilidades de mudança face às tendências que têm marcado as políticas educativas e de gestão escolar nas últimas duas décadas. A abertura do encontro contará com uma conferência com António Nóvoa e terá momentos de reflexão e debate centrados nas escolas, na administração educativa e em experiências internacionais.

O encontro será realizado online e é uma organização conjunta do IE-ULisboa e o Fórum Português de Administração Educacional e destina-se aos diversos grupos de profissionais envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar.

O encontro é gratuito, mas sujeito a inscrição.