fbpx Conferência ICS 2022: "Jovens Aqui e Agora: Uma Geração em Mudança" | ULisboa

Conferência ICS 2022: "Jovens Aqui e Agora: Uma Geração em Mudança"

Conferência ICS 2022
30 de Setembro de 2022
Instituto de Ciências Sociais

Conferência ICS 2022: "Jovens Aqui e Agora: Uma Geração em Mudança"

No Ano Europeu da Juventude, a Conferência ICS 2022 tem como tema "Jovens Aqui e Agora: Uma Geração em Mudança?". Acontece no dia 30 de setembro no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Share Conferência ICS 2022: "Jovens Aqui e Agora: Uma Geração em Mudança"

Investigadores, ativistas, políticos, dirigentes associativos nacionais e internacionais, de várias gerações, juntam-se no Instituto de Ciências Sociais para refletir sobre a condição juvenil no contexto português e europeu, focando as dificuldades que os jovens enfrentam num contexto de precariedade, as novas formas de participação cívica e as perceções que têm sobre injustiças e desigualdades geracionais.

"Os jovens vivem, hoje, em Portugal, um contexto de rápidas e profundas mudanças.

Por um lado, a precariedade, a mobilidade e a conectividade são condições estruturais que afetam cada vez mais os percursos juvenis e as transições para a idade adulta, ainda que de forma desigual. Por outro, a perceção de problemas comuns e globalizados entre os mais jovens tem gerado uma discussão pública e política sobre questões de desigualdade, sustentabilidade e justiça sob um ponto de vista geracional, quando se olha para o futuro.

Ao mesmo tempo que se equaciona a emergência de uma potencial geração em mudança, a (re)ação dos jovens perante os desafios que têm pela frente fragmenta-se em múltiplas formas de participação social e de exercício de cidadania. Neste cenário, o objetivo da conferência “Jovens de hoje e aqui: uma geração em mudança?” é fomentar a discussão entre a comunidade científica e várias forças da sociedade civil sobre: 1) as formas como os jovens estão a fazer as suas transições para a idade adulta e os desafios que estão a enfrentar em condições de ampla precariedade, mobilidade e conectividade; 2) as (re)ações que os jovens estão a desenvolver em termos de participação cívica e política perante as novas condições com que se defrontam; 3) as perceções sobre quais são, como se explicam e como se estão a combater as (in)justiças e desigualdades entre diferentes gerações, considerando os cenários futuros construídos no presente.

Nesta Conferência ICS2022 será dada particular atenção à condição juvenil no contexto português e europeu, focando as mudanças que a mesma tem atravessado – e que o recente contexto pandémico acelerou -  as formas como os jovens as percecionam e com elas lidam. Questionar essa condição possibilita também abrir pistas de conhecimento sobre a estrutura social do País e as suas mais recentes mudanças num contexto marcado pela incerteza."

Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira, Organizadores da Conferência ICS 2022