fbpx Envelhecimento activo e aprendizagens intergeracionais em territórios de baixa densidade | ULisboa

Envelhecimento activo e aprendizagens intergeracionais em territórios de baixa densidade

26 de Abril de 2021
18:00
Online

Envelhecimento activo e aprendizagens intergeracionais em territórios de baixa densidade

Share Envelhecimento activo e aprendizagens intergeracionais em territórios de baixa densidade

A História da Educação, na perspetiva de uma História do Tempo Presente, tem desempenhado um papel importante nesta articulação entre a produção de conhecimento histórico e o reforço da identidade das comunidades, nomeadamente através da história oral e do resgate de memórias públicas, hoje em vias de extinção. A disseminação de arquivos audiovisuais em plataformas digitais, a ressignificação das experiências no diálogo com textos e imagens do património etnográfico, o papel da imprensa e das rádios locais, podem ter um papel decisivo na articulação entre dimensões locais e globais de partilha e acesso ao conhecimento.

O seminário persegue dois objetivos principais:

Fornecer uma visão global do estado da arte sobre as problemáticas da História do Tempo Presente, da História Pública e da História Oral na sua relação com a educação em comunidades periféricas ou em contextos de baixa densidade, preferencialmente rurais;

Partilhar estudos que evidenciem a construção de um espaço público da educação, explicitando as inovações educativas de base regional-local, quer ao nível da construção de currículos, quer no quadro da formação docente ou ainda na articulação das comunidades e poderes públicos com as questões do património educativo local.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER