fbpx Exposição Primaveras Estudantis da Crise de 1962 ao 25 de Abril | ULisboa

24 de Março de 2022 a 28 de Agosto de 2022
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Exposição Primaveras Estudantis da Crise de 1962 ao 25 de Abril

No dia 24 de março de 1962, o Estado Novo proibiu as comemorações do Dia do Estudante e a polícia ocupou a Cidade Universitária, em Lisboa. Os estudantes tentaram reagir à forma como o regime de Salazar impedia, pela força, que se assinalasse aquele dia simbólico. Por que decidiu a ditadura enfrentar os estudantes em 1962? Esta pergunta suscita, ainda hoje, várias respostas.

Share Exposição Primaveras Estudantis da Crise de 1962 ao 25 de Abril

A exposição “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril” pretende mostrar a importância do movimento estudantil para a democracia portuguesa.

Filmes originais guardados nos arquivos da Cinemateca, sons da rádio pública, fotografias censuradas que nunca puderam ser impressas nos jornais, textos escritos às escondidas e distribuídos com regras de segurança apertadas, autocolantes artesanais e muitos outros objetos de valor histórico, recolhidos em coleções privadas e arquivos pessoais, estarão em exibição nos monitores, pontos de escuta e vitrines.

Esta viagem multimédia inclui ainda um mural de homenagem aos mais de 900 estudantes presos durante a ditadura.

Coordenada por Álvaro Garrido, professor de História da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e autor de obras de referência sobre este período histórico, uma equipa de três historiadores (Ana Sofia Ferreira, Francisco Henriques e Gil Gonçalves) e um jornalista (Paulo Pena) produziu, com conceção e realização museográfica de António Viana, uma detalhada cronologia dos acontecimentos dessas “Primaveras Estudantis” que abalaram a ditadura e formaram civicamente várias gerações.

A Exposição inaugura a 24 de março às 18h00 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Entrada livre na inauguração.

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, até ao dia 28 de agosto de 2022.

A par desta Exposição no Museu Nacional de História Natural e da Ciência acontece, na Reitoria da Universidade de Lisboa, a 24 de Março, o Colóquio "Primaveras Estudantis: da Crise de 1962 ao 25 de Abril"