fbpx Larghissimo: Instalação sonora interativa sobre o espaço-tempo | ULisboa

5 de Maio de 2021 a 10 de Maio de 2021
Estúdio Prisma

Larghissimo: Instalação sonora interativa sobre o espaço-tempo

A exposição inclui uma experiência imersiva interativa inspirada nas ideias de espaço-tempo e ondas gravitacionais, produzida por três artistas e pela plataforma Eufonia, em colaboração com o IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Share Larghissimo: Instalação sonora interativa sobre o espaço-tempo

O espaço Prisma, em Lisboa, é o local para uma reflexão interdisciplinar sobre o tempo, colocando arte e ciência em diálogo. Em particular, a instalação imersiva e participativa que dá o nome à exposição, Larghissimo, convida os visitantes a utilizarem o seu próprio corpo e movimento como material para interagir com ritmos sonoros, numa experiência que tem por analogia a “sinfonia” do Universo de ondas gravitacionais.

A matéria molda o espaço-tempo, e o seu movimento acelerado ou desacelerado, perturba as distâncias e os intervalos de tempo. Com a deteção de ondas gravitacionais, temos agora mais consciência de moldarmos e sermos moldados pelo espaço-tempo. Esta instalação procura contribuir para, na escala do nosso dia-a-dia, fazermos sentido destes complexos conceitos da Física de Einstein.