fbpx Seminário Multidisciplinar Lusófono de Análise de Redes Sociais | ULisboa

28 de Novembro de 2022
Sala 2, ICS-ULisboa e Online

Seminário Multidisciplinar Lusófono de Análise de Redes Sociais

Este seminário tem como duplo propósito a partilha conhecimento e contactos entre a comunidade académica que usa ARS e chamar a atenção para a relevância da ARS, estimulando o seu uso pelas diversas disciplinas, desde a sociologia à história, passando pela ciência política.

Share Seminário Multidisciplinar Lusófono de Análise de Redes Sociais

A Análise de Redes Sociais (ARS) é uma abordagem teórico-metodológica que assenta na ideia de que, não só os atributos individuais, mas as relações sociais que estabelecemos nos ajudam a compreender o nosso comportamento em sociedade. O objetivo último de uma ARS é identificar os padrões de interação de indivíduos, organizações, etc., podendo servir para fins estritamente descritivos, ou explorações estatísticas e mesmo representações dinâmicas de redes. Se a origem da ARS remonta aos primórdios da antropologia, a institucionalização da ARS, nomeadamente com a criação de uma associação profissional, cursos e revistas científicas especializadas, remonta aos anos 1970 em contexto anglo-saxónico. Sendo tardio o desenvolvimento da ARS, mas tendo ganho um forte impulso com o recurso a software especializado, hoje ela continua pouco usada pelas ciências sociais e humanas lusófonas, onde o uso de redes sociais em sentido «metafórico» prevalece.

Programa.

Mais informações.