fbpx Webinar | Caracterização polínica do mel da Gorongosa | ULisboa

Webinar | Caracterização polínica do mel da Gorongosa

Com a participação de Adija Wilssone, estudante de doutoramento ULisboa.

Share Webinar | Caracterização polínica do mel da Gorongosa

Nos países emergentes, com comunidades rurais pobres dependentes dos recursos naturais e atividades parcialmente diversificadas, a desflorestação e o uso excessivo dos recursos naturais têm um forte impacto na conservação dos habitats e da biodiversidade. A apicultura nas zonas tampão às áreas de conservação em Moçambique tem uma longa tradição.

Pretendeu-se com este estudo providenciar informação científica sobre as espécies vegetais visitadas com maior frequência por Apis mellífera L., as quais contribuem para a produção do mel mediante a análise do espectro polínico e averiguar a possibilidade de produção de méis mono florais.

Para além da aplicação científica, os resultados desta investigação também podem ser usados como uma ferramenta de tomada de decisão sobre o ordenamento apícola com vista à maximização da produção apícola na região, e para a identificação de culturas que podem beneficiar da polinização por abelhas e assim contribuir para a sustentabilidade das comunidades e a conservação da biodiversidade na Gorongosa.

Neste Webinar, Adija Wilssone, estudante de doutoramento da Universidade de Lisboa, falará um pouco do trabalho que tem desenvolvido no âmbito da sua tese.

Mais informações.