fbpx Webinar “A Universidade de Lisboa à Procura de Respostas para o Cancro” | Sessão IV | ULisboa

Este é um evento inserido no contexto da redeSAÚDE, uma das Redes Temáticas Interdisciplinares da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Share Webinar “A Universidade de Lisboa à Procura de Respostas para o Cancro” | Sessão IV

Terá lugar no dia 28 de outubro o webinar subordinado ao tema “A Universidade de Lisboa à Procura de Respostas para o Cancro?”

O Cancro é uma doença que atravessa com enigmas e impacto os doentes e a sociedade. O Cancro continua a ser um dos temas mais estudados pela Ciência e é transversal a muitos investigadores da Universidade de Lisboa. Todos os anos, 3,5 milhões de pessoas na União Europeia são diagnosticadas com cancro e 1,3 milhões morrem desta doença. Se não houver uma inversão da tendência atual, o Cancro será a principal causa de morte na União Europeia.

A União Europeia assume como objetivo a diminuição da mortalidade por Cancro sendo esta uma prioridade para as políticas de saúde, concretizando-se num plano adotado pela Comissão Europeia em fevereiro de 2021.

Um aliado importante para o sucesso deste programa será o aumento do conhecimento sobre a natureza do Cancro e sobre a capacidade de intervenção em todas as fases da história natural desta doença, desde a prevenção, ao tratamento e à recuperação do cidadão. No Cancro, a investigação terá de ser necessariamente multidimensional e integrada para ser mais eficaz.

Neste webinar queremos partilhar com Universitários e Investigadores alguns dos contributos que a Universidade de Lisboa tem dado para encontrar respostas para este tema.

Os exemplos do que se faz entre nós correspondem a alguns dos temas mais interessantes para quem investiga em Cancro: desde o estudo dos mecanismos de resistência do cancro aos tratamentos, ao contributo da nanotecnologia e a inteligência artificial nesta área, ao conhecimento da história natural desta doença em animais que partilham muitos dos nossos hábitos de vida e até à compreensão científica da importância do exercício físico na prevenção e tratamento do cancro, são temas que serão discutidos nos dois webinars.