fbpx Workshop Gastronómico do Livro "Alimente-se Sem deixar Pegada" | ULisboa

Workshop Gastronómico do Livro "Alimente-se Sem deixar Pegada"

29 de Novembro de 2021
Instituto Superior de Agronomia

Workshop Gastronómico do Livro "Alimente-se Sem deixar Pegada"

No dia 29 de novembro, às 12h, realiza-se o Workshop Gastronómico com os autores da obra "Alimente-se Sem deixar Pegada"

Share Workshop Gastronómico do Livro "Alimente-se Sem deixar Pegada"

Neste workshop vai falar-se de ambiente, nutrição e culinária e receitas saborosas para cuidar de cada um e do planeta!

Sobre o livro
"Uma alimentação saudável e amiga do ambiente não é aborrecida, muito pelo contrário, pode ser estimulante e transformadora.
Lembre-se de que cada ingrediente que escolher para a sua alimentação tem uma relação direta com a sua pegada, com o seu bem-estar e com o futuro do planeta e dos que o habitam.
É urgente contribuirmos para uma rede de produção alimentar mais sustentável, saudável, justa e acessível.
E é igualmente urgente, para bem da nossa saúde, adotarmos uma alimentação mais equilibrada do ponto de vista nutricional.
Para o ajudar, resolvemos juntar neste livro pioneiro ciência, nutrição e culinária e esperamos que as receitas que lhe apresentamos possam contribuir para fazer a sua parte no caminho da sustentabilidade, hoje tão premente, e tornar a sua alimentação mais saudável e equilibrada.
Sempre de forma original, prática e saborosa!"

Sobre os autores:

Professora no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Cláudia Cordovil é doutorada em Engenharia Agronómica pela Universidade de Lisboa e possui pós-graduação das Universidades de Wageningen e de Gent. É avaliadora independente da Comissão Europeia, coordenadora da Task Force on Reactive Nitrogen da ONU ao abrigo do Protocolo de Gotemburgo. Faz parte de grupos de trabalhos da FAO, da UE e da OCDE, no âmbito da agricultura e ambiente, nos temas azoto e sustentabilidade, entre outros. Participou em diversos projectos nacionais e internacionais, e na edição e produção de livros científicos

Nutricionista com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Restauração e Inovação Alimentar, Teresa de Herédia tem vindo, nos últimos anos, a colaborar com vários chefs de cozinha em projetos ligados à promoção da alimentação saudável. Licenciada pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Camilo (São Paulo – Brasil), com reconhecimento pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, é igualmente autora de artigos científicos e co-autora de livros. Palestrante e oradora convidada em congressos e reuniões científicas, tem lecionado em mestrados e pós-graduações nas áreas da Nutrição.

Após o curso no Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts, em Nova Iorque, Diogo Noronha passou por restaurantes mundialmente conhecidos como o Pure Food and Wine, o Per Se*** de Thomas Keller, o Moo* em Barcelona, assessorado pelos irmãos Roca e o Alkimia* de Jordi Villa. Regressa a Portugal, em 2009, para criar projetos como Pedro e o Lobo, Casa de Pasto, o gastrobar Rio Maravilha, na Lx Factory, e o restaurante Pesca. Em 2020, após o encerramento deste restaurante, junta-se a Marta Fea e Damian Irizarry e fundam o colectivo Foodriders, onde é chefe-executivo e responsável pelas marcas Las Gringas e Ameaça Vegetal.