fbpx Bolsas de Doutoramento FCT-PRISC-UFRJ | ULisboa

Bolsas de Doutoramento FCT-PRISC-UFRJ

Bolsas de Doutoramento PRISC ULisboa

Bolsas de Doutoramento FCT-PRISC-UFRJ

Por meio de um convénio entre a infraestrutura científica PRISC - Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections e a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal está a apoiar a reconstrução do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro numa parceria académica inédita através da atribuição de 50 bolsas de doutoramento, entre 2023 e 2027.

Share Bolsas de Doutoramento FCT-PRISC-UFRJ

Além do fortalecimento dos laços académicos entre os dois países, os estudantes beneficiarão da experiência da parceria em estudos entre grandes museus. Nos cinco anos, serão oferecidas bolsas nas áreas da Bio-, Paleo- e Geodiversidade, Estudos de Coleções Científicas, Antropologia, Conservação e Restauro, História da Ciência, Museologia e Comunicação de Ciência.

As atividades de investigação/pesquisa serão realizadas numa universidade da infraestrutura PRISC – Universidade de Lisboa (ULISBOA), Universidade do Porto (U.PORTO) e Universidade de Coimbra (U.COIMBRA) – e, obrigatoriamente, no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ).

É obrigatório apresentar, na altura da submissão da candidatura, um/a orientador/a da Universidade PRISC e um/a orientador/a da UFRJ.

Editais de 2024:
Concurso aberto previsivelmente em fevereiro e setembro de 2024, em datas a anunciar.

10 bolsas, nas seguintes áreas:

• Museologia, nomeadamente nos domínios de cruzamento da arte e ciência, em particular o desenvolvimento de formas inovadoras de exposição, educação e comunicação de ciência.
  • Conservação e Restauro, nomeadamente desenvolvimento de protocolos, metodologias e estudos de caso inovadores na área da conservação e restauro aplicada às coleções científicas, incluindo taxidermia e questões éticas.
  • Estudos de Coleções sob múltiplas perspetivas (perspetivas históricas, taxonómicas, antropológicas, arqueológicas, sociológicas, de divulgação, etc).
  • Geodiversidade, paleodiversidade e biodiversidade, nomeadamente no que se refere à história da Terra e a sua biodiversidade do passado e presente, com foco na valorização das coleções e dados científicos associados.
  • História da Ciência, nomeadamente o papel dos museus, coleções e artefactos no desenvolvimento da história natural e da ciência, com foco (mas não exclusivamente) na América Central e do Sul.

PRISC é a infraestrutura portuguesa de coleções científicas. Reúne as principais coleções científicas das Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULISBOA), o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Tem como objetivos preservar e valorizar todas as coleções científicas portuguesas como recursos insubstituíveis de investigação, educação e cultura.

Pontos de contacto:

Museu Nacional (MN), Universidade Federal do Rio de Janeiro
Andrea Costa - vicedirecao@mn.ufrj.br

Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), Universidade de Lisboa
Judite Alves - mjalves@museus.ulisboa.pt

Museu de História Natural e da Ciência (MHNC), Universidade do Porto