Unidades de Investigação

Unidades de Investigação
A Universidade de Lisboa desempenha um papel central no sistema de investigação e inovação português. As 70 Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Universidade de Lisboa financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) representam 22% do total em Portugal, enquanto os seus investigadores e financiamento atingem 29% do respetivo total nacional.
Unidades I&D da Universidade de Lisboa selecionadas para financiamento no processo de avaliação da FCT, nas diversas áreas científicas:
Ciências da Engenharia e Tecnologias
Avaliação
Em 2019 foram avaliadas pela FCT 70 Unidades de I&D da Universidade de Lisboa, que representam 22% do total de unidades financiadas em Portugal e 57% na Área Metropolitana de Lisboa. Desse total, 34 foram classificadas com Excelente, 28 Muito Bom e 8 Bom.
As Unidades de I&D estão distribuídas por domínios científicos como Ciências Naturais (33%), Humanidades (23%), Ciências Sociais (19%), Ciências da Engenharia e Tecnologia (14%), Ciências Médicas e da Saúde (7%) e Ciências Agrárias (4%).
Investigadores
Os 5.345 investigadores ETI reportados como integrados em Unidades de I&D da Universidade de Lisboa representam cerca de 29% dos 18.523 investigadores em Portugal considerados pela FCT e 70% dos que trabalham na Área Metropolitana de Lisboa. Estes distribuem-se maioritariamente nas Ciências Naturais (35%), seguidas pelas Ciências da Engenharia e Tecnologia (20%).
Financiamento
Em 2020-2023, a FCT financiou as Unidades de I&D da Universidade de Lisboa com cerca de 125 M€, representando 29% do financiamento total nacional (base e programático) e 73% da Área Metropolitana de Lisboa. As Ciências Naturais e as Ciências da Engenharia e Tecnologia são os dois domínios científicos mais financiados da Universidade de Lisboa com mais de 74 M€, o que representa cerca de 59% do total da Universidade de Lisboa.
Laboratórios Associados
Os Laboratórios Associados são instituições de I&D ou consórcios de instituições estabelecidos para perseguir objetivos científicos e tecnológicos nacionais específicos. Muitas vezes consistem em Unidades de I&D ou Institutos de diferentes Universidades.
A Universidade de Lisboa e as suas Unidades de I&D participam em 19 Laboratórios Associados, o que representa 48% do total nacional, tendo 4 Laboratórios Associados obtido a classificação máxima.
Laboratórios Associados com a participação da Universidade de Lisboa ou das suas Unidades de I&D