fbpx UNITE! | ULisboa

UNITE!

UNITE!

A UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering) é uma Aliança de Universidades Europeias que tem como objetivo dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior que, através de uma nova geração de europeus, empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística, seja capaz de fazer face aos grandes desafios societais, contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento.

Share UNITE!

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é uma das sete Instituições de que integram a UNITE!

Esta Aliança integra ainda a  Aalto University (Finlandia), a KTH - Royal Institute of Technology (Suécia), the Grenoble Institute of Technology (França), a Polytechnic University of Turin (Itália), a Polytechnic University of Catalonia (Espanha) e a Technical University of Darmstadt (Alemanha), que coordena o Projeto.

A UNITE! foi um dos 17 Projetos Piloto de criação de Universidades Europeias financiados pela Comissão Europeia para o triénio 2019-21.

A UNITE! propõe-se motivar uma nova geração de estudantes europeus através de uma formação abrangente, estendendo-se a um amplo espectro de disciplinas como sejam as artes, o design, os negócios, as humanidades e as ciências sociais, para além do núcleo comum em ciências e engenharia, que esteve na base da sua criação.

A UNITE! planeia criar uma rede de universidades na Europa, que permitirá aos seus estudantes obter um diploma combinando estudos em vários países da União Europeia. Para isso, a UNITE! desenvolverá uma abordagem holística da mobilidade (virtual e física) com percursos de estudo flexíveis, currículos conjuntos e mobilidade integrada para estudantes de todos os níveis.

A UNITE! criará um campus conjunto, físico e virtual, para o desenvolvimento de percursos educacionais transeuropeus, baseados em equipas interuniversitárias inovadoras e partilhando os seus recursos de ensino, investigação e inovação.

A UNITE! será pioneira em novos conceitos de educação por meio de pedagogias inovadoras, bem como pela promoção de estudos doutorais conjuntos envolvendo o ensino, a investigação, a inovação e o empreendedorismo.

Atividades chave:

Mobilidade para todos os estudantes, estendendo-se a novos programas de curta duração, escolas de verão e programas conjuntos.

Mobilidade para todos os trabalhadores, incluindo semanas temáticas e uma comunidade piloto de docentes que testará processos inovadores de ensino.

Campus virtual incluindo uma plataforma digital para mobilidade, espaços virtuais e ferramentas online.

Academia de Ensino e Aprendizagem para ajudar os docentes e estudantes a desenvolver modelos visando percursos de estudo flexíveis e pedagogias inovadoras.

Rede transregional para inovação e empreendedorismo incluindo a partilha de educação local e regional, apoio a serviços para futuros empreendedores e contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento regional.