fbpx Carlos Nuno da Cruz Ribeiro | ULisboa

Doutoramento
Engenharia Informática
Nota Biográfica

Carlos Nuno da Cruz Ribeiro licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo IST em 1989, tendo nessa mesma escola obtido o grau de Mestre, em 1993, e o grau de Doutor em Engenharia Informática, em 2002. Desde 1993 exerce actividades de docente no Instituto Superior Técnico, primeiro no departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores até 1998 e depois no departamento de Engenharia Informática. Actualmente é responsável pelas cadeiras de “Algoritmos e Aplicações de Segurança” da Licenciatura em Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico e de “Segurança em Redes” da Licenciatura em Engenharia das Redes de Comunicação e Informação”.

É investigador no INESC desde 1987 na área de Arquitecturas e Sistemas Distribuídos. A sua área de investigação centra-se nas áreas de Segurança, Arquitectura e Sistemas Distribuídos com particular ênfase nos aspectos de segurança organizacional. Publicou, como autor e co-autor, diversos artigos em conferências, workshops e revistas internacionais da área de segurança informática.

De 1995 a 1998 foi consultor de segurança do Gabinete Nacional de Segurança. Nesse âmbito liderou a equipa de desenvolvimento do projecto de desenvolvimento da rede de registo e distribuição de documentos classificados do Gabinete Nacional de Segurança.

Foi Pró-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (2012-2013).