fbpx Eduardo Manuel Baptista Ribeiro Pereira | ULisboa

Professor Associado
Doutoramento
Nota Biográfica

Licenciado, Mestre e Doutor pelo Instituto Superior Técnico, é docente do IST/UTL no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos desde Outubro de 1983, atualmente é Professor Associado na área científica de Mecânica Estrutural e Estruturas do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos.

No seu currículo constam posições na direção do Instituto de Engenharia de Estruturas Território e Construção, bem como a presidência do Conselho Pedagógico do Instituto Superior Técnico. Foi também vogal do Conselho Diretivo e membro da Assembleia Estatutária do Instituto Superior Técnico. Foi igualmente membro da Assembleia e, posteriormente, do Senado da Universidade Técnica de Lisboa.

Foi Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (2012-2013).

Os seus principais domínios de investigação estão nos campos dos Métodos Computacionais em Análise de Estruturas; Formulações de Elementos Finitos Mistos e Híbridos; Análise Fisicamente Não Linear de Estruturas; Análise de Laminados de Material Compósito. É editor de um livro, autor de seis artigos em revistas científicas ISI e de diversas comunicações em conferências internacionais. É Investigador do Instituto de Engenharia de Estruturas Território e Construção do Instituto Superior Técnico (ex. CMEST), integrado no Núcleo de Mecânica, Modelação e Análise de Estruturas, desde Fevereiro de 1982, sendo também membro da equipa de investigação de oito projetos de investigação nacionais e europeus. Orienta ou coorienta treze dissertações de mestrado e duas teses de doutoramento.

A sua atividade docente centra-se na área científica de Mecânica Estrutural e Estruturas. No quadro da sua atividade científica e pedagógica, foi membro da Comissão para a Autoavaliação da Licenciatura em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico efetuada em 1997 como relator do respetivo relatório; Foi também Vice-Presidente para os Assuntos Pedagógicos e Curriculares do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura de Setembro de 2000 a Dezembro de 2002.

Neste contexto, foi ainda coordenador do Mestrado em Engenharia de Estruturas do Instituto Superior Técnico desde Setembro de 1999, sendo responsável pelas 17ª e 18ª edições do curso (1999/2000 e 2000/2001); Coordenador da Secção de Mecânica Estrutural e Estruturas do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico para o biénio 2009-2010.