fbpx Henrique Manuel dos Santos Silveira de Oliveira | ULisboa

Agregação
Matemática
Nota Biográfica

Professor Associado com Agregação do Departamento de Matemática (DM) do Instituto Superior Técnico. Licenciado em Física, Mestre em Matemática Aplicada e Doutor Matemática pela Universidade Técnica de Lisboa.

É docente da área científica de Sistemas Dinâmicos e Equações Diferenciais, tendo lecionado as seguintes Unidades Curriculares:

Análise Numérica, Computação, Álgebra Linear, Análise II e IV, Matemática I e II, Equações Diferenciais Ordinárias e Teoria de Bifurcações em Equações Diferenciais, além de cadeiras de Seminário e Monografia. Leccionará em 2022 a cadeira recém introduzida de Música e Matemática.

Desenvolve a sua atividade científica no âmbito do Centro de Análise Matemática Geometria e Sistemas Dinâmicos – CAMGSD, unidade acreditada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As principais áreas de especialização são a análise de sistemas dinâmicos discretos, sincronização, bifurcações de sistemas dinâmicos não lineares e dinâmica de populações.

Desempenhou os seguintes cargos de gestão académica: Programador das Temporadas de Música do IST de 2007 a 2021; Vice-Presidente do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico de 2016 a 2020; Vice-Presidente do Centro Internacional de Matemática nos dois mandatos anteriores, de 2013 até 2020.

Foi ainda crítico de música na imprensa escrita e autor de programas de rádio na Rádio Luna e na Antena 2.