fbpx Luís Manuel dos Anjos Ferreira | ULisboa

Ciências Veterinárias
Nota Biográfica

Alguns Cargos/Funções:

• Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), desde 2000.
  • Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (UTL); (quadriénio 2007 a 2011) e da Universidade de Lisboa desde Janeiro de 2015.
  • Presidente do Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar (Jan. de 2012 a Dez. 2013)
  • Vogal do Conselho Científico e Tecnológico da Sociedade Tagus Parque, desde 2009.
  • Co-fundador da empresa de biotecnologia: NZYtech, Genes and Enzymes, (2008).
  • Presidente do Conselho Científico da FMV - UTL (2002 – 2007).
  • Vogal do Conselho Científico das Ciências Naturais – Biologia e Biotecnologia, da Fundação para a Ciência e tecnologia (2004 a 2007).
  • Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (2003- 2005).
  • Pró-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (1999 - 2001).
  • Vice-Presidente do Conselho de Gestão da Faculdade de Arquitectura da UTL (2000-2001).
  • Presidente do Conselho Pedagógico da FMV (1997-1998)

Graus Académicos:

• Licenciatura em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, 1983.
  • Doctor of Philosophy (Ph.D.) pela University of Newcastle upon Tyne, Reino Unido, 1992. Considerado equivalente ao Doutoramento em Ciências Veterinárias pela Universidade Técnica de Lisboa, na especialidade de Nutrição.
  • Título de Agregado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, 1998.

Actividade científica:

• Autor/co-autor de mais de 80 trabalhos publicados em capítulos de livros e em revistas científicas indexadas no ISI Webb of Knowledge.
  • Área de interesse profissional e académico: Nutrição e Alimentação Animal. Biotecnologia.
  • Área de Investigação: Alimentação animal. Mecanismos moleculares de degradação dos constituintes da parede celular vegetal.
  • Orientador de 6 estudantes de Pós-Doutoramento. - Orientador de cerca de 12 teses de mestrado e de 5 de doutoramento.
  • Orador convidado em numerosas reuniões científicas (Congressos, Conferências etc.)