fbpx Luís Manuel Soares dos Santos Castro | ULisboa

Doutoramento
Agregação
Nota Biográfica

Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico. Licenciado em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia de Estruturas e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa.

É docente da área científica de Mecânica Estrutural e Estruturas, tendo lecionado as seguintes Unidades Curriculares: Mecânica I, Mecânica II, Resistência de Materiais I, Análise de Estruturas I e Análise de Estruturas II.

Desenvolve a sua atividade científica no âmbito do Núcleo de Estruturas e Geotecnia do CERIS – Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, unidade acreditada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As principais áreas de especialização são a análise fisicamente não linear de estruturas, os modelos não-convencionais de elementos finitos e a utilização de sistemas de wavelets na definição de bases de aproximação para modelos híbridos-mistos.

Desempenhou os seguintes cargos de gestão académica: Vice-Presidente do IST para a Gestão Financeira, de 2017 a 2019; Vice-Presidente do IST para os Assuntos de Pessoal em 2016; Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do IST entre 2013 e 2015 ; Vice-Presidente do DECivil para Assuntos Pedagógicos e Curriculares, de 2011 a 2012; Vogal da direção da IST-ID (Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento), de 2013 a 2020; Diretor-Adjunto do IST para a Área de Projetos, entre 2012 e 2013; Diretor Executivo do DECivil de 2009 a 2010 e de 2003 a 2004.