fbpx Vítor Manuel Azevedo Leitão | ULisboa

Vítor Manuel Azevedo Leitão

Vítor Manuel Azevedo Leitão
Escola 
Instituto Superior Técnico
Cargo / Função 
Pró-Reitores
Categoria Profissional 
Professor Associado
Licenciatura 
Engenharia Civil
Doutoramento 
Engenharia Civil
Agregação 
Engenharia Civil
Nota Biográfica 

Vitor Manuel Azevedo Leitão nasceu em Braga em 1964.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1987, tendo nessa mesma escola obtido o grau de Mestre em Engenharia de Estruturas, em 1990. Doutorado pela University of Portsmouth, em 1994, e agregado, em Engenharia Civil, pela Universidade Técnica de Lisboa em 2008.

É Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, onde leciona desde 1987 na área da Mecânica Estrutural. Tem sido responsável por diversas disciplinas e participou na orientação e avaliação de um número significativo de alunos de graduação e pós-graduação no Instituto Superior Técnico e noutras instituições nacionais e estrangeiras. Coordenou e lecionou disciplinas ou módulos noutras instituições nacionais (Academia Militar, entre outras) e estrangeiras (Universidad La Republica, Uruguai, e Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, Brasil, este último no âmbito de um projecto financiado pela UE).

No Instituto Superior Técnico assumiu, desde 1999, diversos cargos de gestão, em particular os de membro do Conselho Directivo de 2005 a 2008 e do Conselho de Gestão de 2009 a 2013.

É investigador no ICIST (membro da direção entre 2001 e 2003) desde 1987 na área da Modelação e Análise Estrutural em particular no desenvolvimento do método dos elementos de fronteira e dos métodos sem malha com aplicações à mecânica da fractura e outras da área da mecânica estrutural. Participou, nalguns casos com funções de coordenação, em diversos projetos financiados pelas agências nacionais e europeias.

É autor e co-autor de cerca de 100 publicações na área das formulações não convencionais para análise estrutural. Autor de um livro científico, editor e co-editor de oito livros (essencialmente atas de conferências internacionais) e números especiais de revistas. É Associate Editor da Engineering Analysis with Boundary Elements (Elsevier), exerce atividade regular de revisão para outras revistas da especialidade e participa em várias comissões científicas de conferências internacionais e comissões editoriais de outras publicações.