fbpx Candidaturas abertas para o Programa de Mestrado em Comunicações e Ciência de Dados da Unite! | ULisboa

Master’s Programme in Communications and Data Science

Share Candidaturas abertas para o Programa de Mestrado em Comunicações e Ciência de Dados da Unite!

O programa deste mestrado permite-lhe escolher entre três universidades europeias, avançar o conhecimento nos campos vastos das redes informáticas e de cibersegurança, e ganhar experiência profissional através de projetos realizados conforme a relevância à indústria e de formação em empreendedorismo. As inscrições já estão abertas, com os prazos variando entre maio e junho, conforme a universidade que os alunos escolheram para o seu primeiro ano.

programa de Mestrado em Comunicações e Ciência de Dados é um programa de graduação dupla fornecido pela Unite!. É um programa de dois anos realizado em conjunto com as três universidades europeias: Aalto UniversityGrenoble INP Graduate schools of Engineering and Management at Université Grenoble Alpes, and Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Os alunos iniciam os seus estudos numa destas universidades e após um ano, mudarão os seus locais de estudo. Durante o primeiro ano, as três universidades têm um programa comparável e no segundo ano, os estudantes escolherão a sua área de especialização, que difere em cada universidade.

Em Aalto, as especializações são em Comunicação, Automação e Machine Learning, na Grenoble em Comunicação, Ciência de Dados e Segurança, e no Instituto Superior Técnico em Comunicações e Ciência de Dados.

Objetivos dos estudos

A experiência adquirida através do Programa de Comunicação e Ciência de Dados apresenta diversas competências em programação, boa formação matemática, resolução de problemas, bem como planeamento e gestão de projetos eficientes.

Os estudantes vão adquirir competências numa gama de técnicas que abrangem as amplas áreas da eletrónica, ciência de dados, computação distribuída, modelagem e análise de sinais e sistemas, modelos de machine learning e sistemas de comunicação. O programa vai permitir aos estudantes resolver problemas relevantes do setor, utilizando ferramentas de ponta de inteligência artificial, automação e teoria de controlo, análise de dados, sistemas wireless e processamento de sinais.

Os estudantes também podem colaborar com colegas de outras universidades, por exemplo, através de cursos híbridos e cursos de projeto onde alunos de universidades diferentes realizam um projeto juntos.

Conversámos com o Diretor do Programa de Mestrado, o professor Stephan Sigg da Universidade de Aalto

Professor Sigg, porque deveria um aluno escolher o programa de Comunicação e Ciência de Dados?
Para um estudante, o programa tem muitos benefícios pessoais. É uma mais-valia ter a oportunidade de estudar em diferentes ambientes e países. Neste programa, poderá ampliar a sua rede de contatos e conhecer mais professores, alunos e sistemas.

O que vão aprender durante os seus estudos?
O programa é composto por cursos de matemática e programação. Os estudos gerais do primeiro ano estão principalmente relacionados à comunicação e à IA e são semelhantes nas três universidades. Os estudantes também podem escolher outros cursos, de acordo com os seus interesses. No segundo ano, os alunos focar-se-ão mais na sua área de especialização, como comunicação, IA, automação e cibersegurança.

Que tipos de soluções poderão os alunos fornecer para as necessidades da sociedade após a sua educação?
Há muitas boas oportunidades para os estudantes que se formam neste programa de mestrado. As empresas estão interessadas em pessoas que estão abertas a coisas novas, que se desafiam a si mesmas, e não se concentram apenas em pequenas áreas de especialização.
O programa oferece uma boa mistura de tópicos que serão relevantes num futuro próximo, o que o torna único. Por exemplo, machine learning, IA e automação são tópicos bastante relevantes neste momento. Os estudantes também têm uma grande oportunidade para uma carreira internacional, porque a sua rede de contactos é maior, e podem ter alguma competência linguística adicional.
Para essas três universidades, geralmente os estudantes não têm problemas em encontrar emprego depois de se formarem.

Como se candidatar?

São bem-vindos os estudantes com um grau de licenciatura em ciências ou engenharia numa área técnica relacionada ao programa, como Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica ou de Informática.  Uma boa formação em matemática ou comunicação é esperada dos estudantes.

Os estudantes devem-se inscrever na Universidade parceira escolhida, na qual realizarão o seu primeiro ano de estudos. Veja abaixo as informações de admissão de cada Universidade:

Informação para candidatura na Grenoble INP Graduate Schools of Engineering and Management
Caso precise de um visto para estudar em França, recomendamos fortemente que se candidate até ao final de abril de 2022.
Fim do prazo para estudantes europeus e franceses: 15 de maio de 2022.
Instruções para candidatura ao Mestrado de CoDas na Grenoble INP

Informações para candidatura no Instituto Superior Técnico
Fim do prazo: 31 de maio de 2022.
Instruções para candidatura ao Mestrado de CoDas no Instituto Superior Técnico

Informações para candidatura na Aalto University
Os alunos de lincenciatura da Aalto podem se inscrever até 15 de junho de 2022.
Instruções para candidatura ao Mestrado de CoDas na Aalto