fbpx A Unite! recebe novo financiamento da Comissão Europeia para continuar o seu desenvolvimento. | ULisboa

Unite! receives a boost from the European Commission with more funding for its deployment

Share A Unite! recebe novo financiamento da Comissão Europeia para continuar o seu desenvolvimento.

A candidatura da Unite!, a aliança universitária que estimula o desenvolvimento da tecnologia e inovação para o avanço de uma Europa mais verde e digital, foi aprovada pela Comissão Europeia (CE).

A Comissão Europeia anunciou as candidaturas selecionadas para receber financiamento, no âmbito do concurso das alianças das universidades Europeias do programa Erasmus+ dando continuidade à implementação do projeto. A Unite! University Network for Innovation, Technology and Engineering foi uma das 17 alianças europeias, selecionadas para atribuição de financiamento na primeira edição deste concurso em 2019. Em 2022 a Unite! voltou a ser selecionada recebendo o apoio da CE para prosseguir com desenvolvimento desta aliança pelos próximos quatro anos.

O novo financiamento tem início em novembro de 2022 e coincide com a integração na Unite! de dois novos parceiros: Graz University of Technology and Wrocław University of Science and Technology. O financiamento de 14,4 milhões de euros demonstra o reconhecimento do trabalho da aliança pela Comissão Europeia, validando e reforçando o compromisso da Unite! com todos os seus parceiros na sua colaboração estratégica de longo prazo.

Nas próprias palavras de Tanja Brühl, presidente da Unite!: "Estou muito feliz que projeto Unite!, com a sua trajetória transformadora, seja financiado por mais quatro anos pela Comissão Europeia. Continuaremos o nosso trabalho como uma Aliança de Universidades Europeias, com nove parceiros. Gostaria de agradecer a todos os colegas por dar vida à visão da Unite! com o seu compromisso, envolvimento ativo e entusiasmo excecional. A Unite! representa a nossa história de sucesso conjunto! Vamos moldar o futuro de nossa aliança juntos e combinar as nossas diferentes perspetivas e conhecimentos para trazer mudanças para um futuro mais sustentável e digital”. Nos últimos três anos, os grupos de trabalho da aliança, que conta com mais de 500 membros ativos (docentes, funcionários e alunos), implementaram a fase piloto do projeto. A nova fase, que começa em novembro 2022, baseia-se no trabalho e nos projetos já iniciados e é inspirada e guiada pela nova Declaração de Missão 2030 da aliança, adotada este ano, que serve como condutor para o caminho a seguir para os próximos anos.

Planos para os próximos quatro anos
Na candidatura, agora aprovada e financiada, a Unite! demonstra de forma explícita a sua vontade de ser um modelo como Universidade Europeia em inovação, tecnologia e engenharia que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de uma transição digital e verde. Para alcançar os novos objetivos desta candidatura a aliança promoverá o desenvolvimento comunitário bottom-up e fortalecerá a participação e o envolvimento dos alunos em todos os seus grupos de trabalho.

Entre os vários projetos em que a aliança está a trabalhar, o output mais concreto é o avanço para a implementação do Grau Europeu e o desenvolvimento de uma Escola Doutoral Europeia com foco nas seguintes áreas: Energia Sustentável, Inteligência Artificial, Indústria 4.0 ou Empreendedorismo.

“Está no ADN da nossa aliança oferecer oportunidades de aprendizagem de ponta com pedagogias inovadoras. Isto inclui abordagens baseadas em desafios, aprendizagem centrada no aluno e uma interação de alta qualidade em ambientes de aprendizagem digital, híbrida e presencial. Ao mesmo tempo, estamos a trabalhar para garantir um acesso fácil aos programas internacionais para estudantes que, até agora, estavam excluídos dessas oportunidades por motivos económicos, sociais ou de mobilidade física. Nos próximos anos, a aliança fortalecerá também o seu apoio aos professores e funcionários através de práticas de ensino inovadoras para a Comunidade Unite!, servindo também como plataforma de apoio para iniciar, cada vez mais, investigações conjuntas entre as universidades parceiras.” - Andreas Winkler, Secretário Geral da Unite!

Na nova proposta os nove grupos de trabalho, cada um liderado por uma das universidades parceiras, continuarão a construir a base de todos esses projetos nas áreas de Gestão, Governança e Garantia da Qualidade (TUDa); Campus Digital (TU Graz); Inclusão, Diversidade e Bem-estar (ULisboa); Ensino e Aprendizagem Inovadores (Aalto); Provisão Educacional Flexível (KTH); Desenvolvimento e Formação Profissional (Grenoble INP-UGA); Doutoramento (PhD) em Investigação, Inovação e Sociedade (PoliTO); Comunidade de Inovação Aberta para Transição Verde (Wroclaw Tech) e Divulgação Estratégica, Impacto e Disseminação (UPC).

Fonte: Unite!