fbpx Unite! trabalha para tornar as universidades ucranianas mais verdes | ULisboa

Unite! trabalha para tornar as universidades ucranianas mais verdes

Share Unite! trabalha para tornar as universidades ucranianas mais verdes

Na sequência da iniciativa da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wrocław, a Unite! convidou sete universidades da Ucrânia para colaborar no projeto.

As instituições de ensino superior irão implementar o projeto “Green Transformation at Ukrainian Universities” (Transformação verde nas Universidades Ucranianas), financiado pela Agência Nacional de Intercâmbio Académico da Polónia. O objetivo principal é apoiar a comunidade académica da Ucrânia, envolvendo as instituições parceiras em atividades regulares no âmbito do programa Unite! Erasmus+. Este trabalho será realizado pela comunidade da Unite! dedicada à "An Open Innovation Community for the Green Transition” (Uma Comunidade de Inovação Aberta para a Transição Verde), liderada pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Wrocław. Outro objetivo, igualmente importante, é estabelecer uma cooperação contínua entre as universidades ucranianas e a Unite!, o que não só facilitará o processo de reconstrução do país no pós-guerra, como também será um passo importante no seu processo de integração na União Europeia.

“Tornar este projeto realidade representa um marco para a cooperação entre a Universidade Europeia e as universidades na Ucrânia”, afirma o Professor Arkadiusz Wójs, Reitor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wrocław. “Estou feliz que a Universidade de Ciência e Tecnologia de Wrocław possa desempenhar um papel importante para facilitar a cooperação dos nossos colegas ucranianos com o consórcio e, consequentemente, com parceiros de toda a Europa. Vemos esta ação como um ato de solidariedade para com a comunidade académica ucraniana neste momento particularmente difícil".

Entre 25 e 28 de Janeiro de 2023 será realizado um encontro entre os representantes de todas as universidades parceiras da Ucrânia e os representantes da Unite!, incluindo o Secretário-Geral da aliança, Andreas Winkler, no contexto do lançamento do projeto na Universidade de Ciência e Tecnologia de Wrocław. O encontro contará igualmente com a participação das autoridades desta universidade e os participantes concentrar-se-ão no desenvolvimento e aprovação do plano de trabalho do projeto.

"A cooperação com a comunidade académica da Ucrânia representa um grande potencial para a nossa aliança e é de particular importância política", afirmou Andreas Winkler, Secretário-Geral da Unite! "O encontro de hoje é importante porque nos permite discutir em conjunto um plano de cooperação e apoio na área fundamental da proteção ambiental e transição verde no âmbito da reconstrução da Ucrânia".

Normas verdes nas universidades ucranianas

O projeto tem como base quatro tarefas principais.

Primeiro, o desenvolvimento de normas verdes para as universidades ucranianas relativamente ao ensino e atividades de investigação na área da engenharia e ciências técnicas, assim como o desenvolvimento de uma versão local destas normas tendo em conta as especificidades das universidades ucranianas. A segunda tarefa envolverá o desenvolvimento de um modelo ecológico do campus e a implementação das normas nas áreas de investigação e atividades pedagógicas e nas operações do campus. A terceira será um curso de duas semanas sobre "Green technologies for the development of Ukrainian society” (Tecnologias verdes para o desenvolvimento da sociedade ucraniana), que poderá ser frequentado por estudantes das universidades ucranianas e professores das universidades que pertencem à aliança Unite!. O curso centrar-se-á em tópicos relativos a disciplinas que serão aplicáveis à reconstrução e modernização da indústria e infraestruturas ucranianas. A tarefa final será desenvolver e implementar um sistema de micro-certificação ligado à transformação verde para os estudantes ucranianos.

As universidades ucranianas que irão integrar o projeto:

• Sumy State University - Universidade Estatal de Sumy (Сумський державний університет)
  • Dnipro University of Technology - Universidade de Tecnologia de Dnipro (Національний ТУ "Дніпровська політехніка")
  • Kharkiv National University of Radio Electronics - Universidade Nacional de Rádio Electrónica de Kharkiv (Харківський національний університет радіоелектроніки)
  • Lutsk National Technical University - Universidade Técnica Nacional de Lutsk (Луцький національний технічний університет)
  • Odessa National Polytechnic University - Universidade Politécnica Nacional de Odessa (Національний університет "Одеська політехніка")
  • Khmelnytskyi National University - Universidade Nacional de Khmelnytskyi (Хмельницький національний університет )
  • Lviv Polytechnic National University - Universidade Politécnica Nacional de Lviv (Національний університет "Львівська політехніка")

O projeto será implementado até 31 de dezembro de 2023, com um financiamento de 882.446 PLN (187.550 Euros) por parte da Agência Nacional de Intercâmbio Académico da Polónia.