fbpx Verónica Policarpo distinguida com bolsa ERC | ULisboa

Verónica Policarpo distinguida com bolsa ERC

Share Verónica Policarpo distinguida com bolsa ERC

O que podemos aprender com os animais sobre como resistir a grandes incêndios e recuperar destes? É esta a pergunta de partida do projeto de Verónica Policarpo, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), que foi distinguida com uma Bolsa (Consolidator Grant) do European Research Council (ERC) no valor de cerca 2 milhões de euros.

Nos próximos cinco anos, o projeto “Animal Abidings: recovering from disasters in more-than-human communities (ABIDE)” propõe-se explorar a resiliência e a capacidade de recuperação após desastres a partir do que ocorre com os animais. O objetivo passa por encontrar novas possibilidades de viver e lidar com fenómenos cada vez mais frequentes como as inundações, os furacões, os tornados e os fogos florestais, que decorrem das alterações climáticas e da exploração humana dos recursos naturais.

Para Verónica Policarpo, a bolsa «será decisiva para consolidar a área de estudos Human-Animal em Portugal e a nível internacional». A investigação centra-se na comparação entre três países fustigados por graves incêndios todos os anos: Portugal, Brasil e Austrália. Com o contributo de sociólogos, antropólogos, etólogos, biólogos e geógrafos, o projeto ABIDE vai reunir histórias e dados relativos às modalidades de adaptação e resistência das mais variadas espécies a situações de crise, exemplos de sinergias entre humanos e animais, bem como procurar conhecer o modo como os animais são ou não considerados nas estratégias de gestão de risco, planos de emergência e na reconstrução pós-catástrofe.

Verónica Policarpo é doutorada em Ciências Sociais (Sociologia) pelo ICS-ULisboa, coordenando na mesma instituição o curso de pós-graduação “Animais e Sociedade” e o projeto “CLAN - Amizades entre crianças e animais: desafiando as fronteiras entre humanos e não humanos nas sociedades contemporâneas”. Integra os grupos de investigação do ICS “Percursos de vida, Igualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas” e “Ambiente, Território e Sociedade”.

Criado pela União Europeia em 2007 o ERC é a principal entidade europeia de financiamento para a investigação de excelência. Financia investigadores criativos de qualquer nacionalidade e idade para executar projetos em instituições de países membros da UE.

Fonte: Instituto de Ciências Sociais