fbpx Conjunto Reitoria, Faculdade de Direito e Faculdade de Letras | ULisboa

Conjunto Reitoria, Faculdade de Direito e Faculdade de Letras

Data de Construção / Inauguração:
Em vias de classificação

Conjunto Reitoria, Faculdade de Direito e Faculdade de Letras

O conjunto projetado pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro para a Cidade Universitária. Terminado por António Pardal Monteiro, seu sobrinho, ergue-se no topo da Alameda da Universidade e enquadra-se num gosto “monumentalizante” veiculado pelo Estado Novo, incorporando elementos de inspiração clássica como pórticos com colunatas. Encontrando-se em vias de classificação (num conjunto que integra também as Faculdades de Direito e de Letras), ao longo do tempo foram feitas alterações de adaptação do espaço interior às necessidades dos serviços. Para sublinhar o desígnio de grandiloquência e de ‘casa do Saber’, foram integradas obras de arte conformes ao espírito de glorificação desejado para a sede da Universidade: gravuras incisas, azulejos geométricos na fachada, painéis de mosaico, vitrais, um painel cerâmico, pintura lacada na porta da Aula Magna, motivos decorativos na escadaria, pintura mural e tapeçaria. Para além disso, foi desenvolvido um programa de arquitetura de interiores, incluindo mobiliário, nas salas nobres: Gabinete e Sala de Estar do Reitor, Salão Nobre, Aula Magna, Sala do Senado, Sala Oval; merece também destaque a Sala da Capela com o seu altar.

Morada:
Alameda da Universidade