fbpx Edifício C8 – Faculdade de Ciências | ULisboa

Edifício C8 – Faculdade de Ciências

Data de Construção / Inauguração:
1993/1999

Edifício C8 – Faculdade de Ciências

O edifício C8 é um dos oito edifícios pertencentes à Faculdade de Ciências localizados na Cidade Universitária, tendo sido o único galardoado com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura (2000). Trata-se de um projeto do arquiteto Gonçalo Byrne (n.1941) construído entre 1993 e 1999, destinado a albergar o departamento de Química e Física. Foi o penúltimo edifício da Faculdade a ser inaugurado no local, após a sua transferência consecutiva em meados dos anos 80 na sequência de um violento incêndio nas instalações na Rua da Escola Politécnica. O edifício C8, planificado com pretensões de caraterizar o espaço urbano em que se insere e concomitante adaptação às suas funções laboratoriais, destaca-se pela sua aparência compacta e pelas fachadas ritmadas com estruturas em betão armado que sobressaem, desenvolvendo-se estruturalmente em torno de um pátio interior.

Morada:
R. Ernesto de Vasconcelos