A oferta formativa da Universidade de Lisboa (ULisboa) distingue-se pela qualidade e pela abrangência, em diversas áreas do saber.
Os cursos da ULisboa são aliciantes, afirmam talentos, impulsionam o sucesso e promovem a inserção no mercado de trabalho.
No ensino universitário, são conferidos os graus académicos de licenciado, mestre e doutor.
No ensino universitário, o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado corresponde a um conjunto organizado de unidades curriculares, com 180 a 240 créditos ECTS e uma duração normal compreendida entre seis e oito semestres curriculares de trabalho dos estudantes.
O grau é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares, obtenham o número de créditos fixado.
O grau de licenciado corresponde ao nível 6 do QNQ e do QEQ [1].
Ao grau de licenciado é atribuída uma classificação final expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, correspondente à média aritmética ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.
A frequência de ciclos de estudos da ULisboa está sujeita ao pagamento de uma taxa de frequência designada por propina. [nota: inserir, na palavra “propina”, um link para a página das propinas].
Ciclo de estudos de formação inicial ministrado apenas no ensino universitário, com 300 a 360 créditos ECTS e uma duração normal compreendida entre 10 e 12 semestres.
É conferido o grau de mestre aos que tenham obtido o número de créditos fixado, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ciclo de estudos integrado de mestrado e da aprovação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio.
Neste ciclo de estudos é também conferido o grau de licenciado aos que tenham realizado os 180 créditos ECTS correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares de trabalho.
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ e do QEQ [1]
Ao grau de mestre é atribuída uma classificação final expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.
A frequência de ciclos de estudos da ULisboa está sujeita ao pagamento de uma taxa de frequência designada por propina. [nota: inserir, na palavra “propina”, um link para a página das propinas].
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem, normalmente, 90 a 120 créditos e uma duração normal compreendida entre três e quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes.
Excecionalmente, pode ter 60 créditos e uma duração normal de dois semestres curriculares de trabalho, em consequência de uma prática estável e consolidada internacionalmente nessa especialidade.
No ensino universitário, o mestrado deve assegurar que o estudante adquira uma especialização de natureza académica com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais.
A obtenção do grau de mestre pode ainda habilitar ao acesso a profissões sujeitas a requisitos especiais de reconhecimento, nos termos legais e institucionais previstos para o efeito.
É conferido o grau de mestre aos que tenham obtido o número de créditos fixado, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ciclo de estudos de mestrado e da aprovação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio.
Ao grau de mestre é atribuída uma classificação final expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ e do QEQ [1].
A frequência de ciclos de estudos da ULisboa está sujeita ao pagamento de uma taxa de frequência designada por propina. [nota: inserir, na palavra “propina”, um link para a página das propinas].
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor só existe no ensino superior universitário e visa, essencialmente, a aprendizagem orientada da prática de investigação de alto nível, podendo, também, integrar a realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação.
Habitualmente, os ciclos de estudos conducentes ao grau de Doutor têm 180 a 240 créditos, correspondentes a uma duração normal compreendida entre seis e oito semestres curriculares. No entanto, a legislação portuguesa não estabelece limites mínimos nem máximos para o doutoramento.
O grau de doutor é conferido num ramo do conhecimento ou numa sua especialidade, se tiver.
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a elaboração de uma tese original especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento / especialidade.
Em alternativa, em condições de exigência equivalentes, e tendo igualmente em consideração a natureza do ramo de conhecimento / especialidade, o doutoramento pode, nas condições previstas no regulamento de cada instituição de ensino superior, integrar:
a) a compilação, devidamente enquadrada, de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação, já objeto de publicação em revistas com comités de seleção de reconhecido mérito internacional; ou
b) no domínio das artes, por uma obra ou conjunto de obras ou realizações com caráter inovador, acompanhada de fundamentação escrita que explicite o processo de conceção e elaboração, a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.
É conferido o grau de doutor aos que tenham obtido o número de créditos fixado, através da aprovação nas unidades curriculares que eventualmente integrem o plano de estudos e da aprovação no ato público de defesa da tese de doutoramento ou dos trabalhos correspondentes.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ e do QEQ [1]
A frequência de ciclos de estudos da ULisboa está sujeita ao pagamento de uma taxa de frequência designada por propina. [nota: inserir, na palavra “propina”, um link para propinas].
Provas de Doutoramento da ULisboa
Pode consultar as provas [6] de doutoramento que estão marcadas nas páginas de cada Escola ou aqui.
Título de Doutoramento Europeu
No âmbito da atribuição do grau de doutor é possível associar a atribuição do Título de Doutoramento Europeu. Pode consultar mais informação sobre este título na página [7] respetiva.
Elaboração de Tese de Doutoramento em regime de Cotutela Internacional
A componente de elaboração da tese de doutoramento pode decorrer sob a tutela de duas instituições de ensino superior, mediante convénio assinado pelas Instituições de Ensino e pelo estudante. Pode consultar mais informação sobre as cotutelas de tese de doutoramento na página [8] respetiva.
Ligações
[1] http://www.dges.gov.pt/pt/quadro_qualificacoes
[2] https://covid19.ulisboa.pt/../info/licenciaturas-1o-ciclo-0
[3] https://covid19.ulisboa.pt/../info/mestrados-integrados-1o-e-2o-ciclos-0
[4] https://covid19.ulisboa.pt/../info/mestrados-2o-ciclo-0
[5] https://covid19.ulisboa.pt/../info/doutoramentos-3o-ciclo-0
[6] https://covid19.ulisboa.pt/../info/provas-academicas
[7] https://covid19.ulisboa.pt/../info/doutoramento-europeu-0
[8] https://covid19.ulisboa.pt/../info/tese-de-doutoramento-em-regime-de-cotutela-internacional
[9] https://covid19.ulisboa.pt/../info/outras-pos-graduacoes-0