Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Doentes oncológicos infetados com COVID-19 produzem anticorpos contra o vírus

Os doentes com cancro infetados com COVID-19 conseguem produzir anticorpos contra o novo vírus.

Doentes oncológicos infetados com COVID-19 produzem anticorpos contra o vírus

A conclusão é de um estudo realizado pelo Hospital de Santa Maria e pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM) que foi feito a 72 doentes oncológicos internados na enfermaria 2-A.

Neste estudo, já publicado na revista The Oncologist, estiveram envolvidos os médicos internistas, do Hospital Santa Maria, Catarina Mota, Miguel Esperança Martins, Pedro Gaspar e o investigador do Instituto de Medicina Molecular (iMM) Marc Veldhoen.

O objetivo era obter resultados que pudessem sustentar as decisões clínicas dos oncologistas, algo também conseguido pela parceria com a ciência, a qual também só é possível por estar “a instituição integrada no Centro Académico de Medicina de Lisboa, que estimula a formação clínica e a investigação”. Catarina Mota relatou ainda que “quando começámos a ver estes doentes, a tratá-los e a acompanhá-los, sentimos que havia algo a fazer e numa colaboração mais estreita com a investigação científica, pois sabemos que é esta relação entre prática clínica e ciência que nos permitirá, no futuro, prestar melhores cuidados de saúde”.

Este é o reflexo real daquilo que é um verdadeiro campus e que vê alguns dos seus antigos alunos a seguir o caminho da translação entre a clínica e a ciência.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Viseiras produzidas pelo projectlabb da Faculdade de Belas Artes da ULisboa
Estudo VITACOV: A genética que permite identificar indivíduos de risco para quadros mais severos de COVID-19 por deficiência de vitamina D
A Unite! organiza Hackathon “From post Covid University to inclusive European University”.