Investigação e Desenvolvimento

Estudo revela que maioria das pessoas mantém anticorpos um ano depois de ter contraído a doença

Dados preliminares de um estudo promovido pela Ordem dos Médicos apontam que 71% dos doentes com COVID-19 mantém anticorpos de longa duração (nove meses e até mais de um ano após a infeção). Aqueles que tiveram COVID-19 e que já foram vacinados têm níveis de anticorpos muito superiores aos que só tiveram a doença.

Estes são os resultados preliminares do estudo que teve como promotor a Ordem dos Médicos, foi cofinanciado pelas Fundações Álvaro de Carvalho, Vox Populi, Manuel Viegas Guerreiro, Claude and Sofia Marion e pela Câmara Municipal de Cascais e teve a participação do Instituto de Saúde Ambiental - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, da Nova Medical School - Universidade Nova de Lisboa e Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa. Os investigadores envolvidos na concepção do projecto, na colheita da amostragem e na análise dos dados são Álvaro de Carvalho, Paula Queirós, Germano de Sousa, Miguel Guimarães, Helena Canhão e Francisco Antunes.

Leia os resultados do estudo, aqui.