Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Grupo de investigadores da Faculdade de Letras da ULisboa cria Kit COVID-19 para ajudar médicos e doentes

Um grupo de investigadores do Projecto em Humanidades Médicas (PHM) e do SHARE – Saúde e Humanidades actuando em Rede da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) lançou o “ Kit COVID-19 em Medicina Narrativa ”, para apoiar médicos, enfermeiros e doentes, mas também acessível ao público em geral.

FLUL

A equipa de investigação criou este Kit digital de forma a “disponibilizar instrumentos do âmbito da Medicina Narrativa, de fácil acesso, para ajudar profissionais de saúde e doentes, sobretudo aqueles que se encontram afastados das famílias”, explica Isabel Fernandes, professora catedrática da FLUL que coordena o projeto.

Com conteúdos que desafiam o público à reflexão e à interação a distância, o “Kit COVID-19 em Medicina Narrativa” é composto por três ferramentas essenciais: um "Diário Telegráfico" que poderá ser descarregado, preenchido e partilhado com colegas da área médica, amigos ou família, o “Texto e imagem do dia”, disponibilizadas diariamente e diferentes todos os dias, que podem ser usadas de modos diversos, da simples visualização a exercícios de grupo, e ainda “A minha foto de hoje”, um espaço onde pode ser partilhado aquilo que o médico ou enfermeiro veem do local de trabalho onde se encontram, através da fotografia.

O kit foi também concebido numa perspetiva de ajuda a doentes com COVID-19 e respetivos familiares, uma vez que disponibiliza materiais suscetíveis de promoverem a partilha e o diálogo, essenciais em tempos de crise.

A Medicina Narrativa cultiva metodologias e instrumentos humanísticos de várias áreas disciplinares (literatura e outras artes, filosofia e história), disponibilizando-os a fim de serem usados na formação de estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Humanidades e Ciências Sociais, equipas hospitalares e em associações de doentes. “O objetivo é apurar a capacidade de atenção e de leitura, estimular a representação (escrita ou outra), promover o autoconhecimento e o conhecimento do outro, bem como a interação pela palavra”, sublinha Isabel Fernandes.

O PHM tem como principal objetivo promover esta área interdisciplinar emergente através da aplicação dos conhecimentos e dos métodos das artes e humanidades no âmbito geral das ciências da saúde, em estreita colaboração com profissionais de saúde. Deste modo, o PHM procura contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde, não só através da formação humanística de profissionais e estudantes na área das ciências da saúde (e de outros saberes), mas também da valorização da perspetiva do doente.

In, https://www.letras.ulisboa.pt/pt/noticias/1477-grupo-de-investigadores-da-flul-cria-kit-covid-19-para-ajudar-medicos-e-doentes

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Viseiras produzidas pelo projectlabb da Faculdade de Belas Artes da ULisboa
Estudo VITACOV: A genética que permite identificar indivíduos de risco para quadros mais severos de COVID-19 por deficiência de vitamina D
A Unite! organiza Hackathon “From post Covid University to inclusive European University”.