Investigação e Desenvolvimento

Isamb colabora em projeto de avaliação do impacto da Covid-19 na saúde mental dos profissionais de Saúde

O projeto “Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM- Covid-19)” propõe-se a avaliar dimensões consideradas relevantes em Saúde mental, tais como bem-estar geral, auto-percepção do estado de saúde, stress, ansiedade, depressão, stress pós-traumático, consumos e adições, resiliência, presentismo, burnout e acesso aos serviços.

O Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa está atualmente a colaborar com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) neste estudo que pretende avaliar o impacto da doença COVID-19 na Saúde mental e bem-estar dos profissionais de Saúde, que se encontram na primeira linha de combate à Pandemia, e da população em geral.

Com vista ao cumprimento do objetivo - emitir recomendações que contribuam para a melhoria de respostas dos serviços de Saúde aos problemas de saúde mental das populações, a recolha de dados é feita através de um questionário online dirigido não só a profissionais de Saúde como também, à população em geral.

Até ao dia 17 de Junho o questionário já tinha sido respondido por 5300 profissionais, de acordo com o portal Atlas da Saúde.