#FicaEmCasa

ULisboa prepara o regresso à atividade presencial.

Face ao evoluir da situação pandémica em Portugal e à alteração do estado de emergência pública, a Universidade de Lisboa está a preparar o regresso faseado à atividade presencial.

regresso à atividade presencial

Neste sentido serão implementadas um conjunto de medidas que visam reduzir o risco de disseminação da doença, como a manutenção do afastamento social, a distribuição de material de proteção individual e a possibilidade de realização de testes de diagnóstico ao agente da COVID-19, bem como de testes sorológicos, aos trabalhadores e alunos que regressem à Universidade.

Deve continuar a ser dada prioridade às reuniões de trabalho por videoconferência. Caso não seja possível, deve ser limitado ao mínimo possível o número de pessoas presentes e em salas cuja dimensão permita um afastamento mínimo de segurança entre as pessoas, às quais serão disponibilizadas máscaras e desinfetante para este efeito.

O ensino presencial não será retomado este semestre, salvo em casos pontuais que se revelem imprescindíveis, como no casos de medicina dentária e de algumas disciplinas laboratoriais .

No caso dos Serviços Centrais, são exemplos de medidas de prevenção a disponibilização de equipamentos de proteção individual como máscaras e luvas e tomadas outras medidas como a instalação de protetores/separadores de material plástico transparente para separação das pessoas que trabalham em espaços adjacentes ou de interface com o público.

Nos espaços de maior fluxo de pessoas será disponibilizado desinfetante para as mãos e reforçada a limpeza e higienização destes espaços e dos locais de trabalho.

O atendimento presencial será retomado nos moldes e com os horários que antecederam o início do período de estado de emergência. Por isso, serão preparados os espaços de atendimento ao público para prevenir o contacto direto através de colocação de barreiras de distanciamento e de sinalética específica.