Outros

Faculdade de Farmácia assina protocolo com Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para aplicação de testes de despistagem COVID-19

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) assinou, no passado dia 26 de abril, um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) no âmbito do apoio às populações mais vulneráveis face à pandemia COVID-19.

Ministério do Trabalho

Este protocolo visa estabelecer uma parceria técnica, logística e financeira que permita – no enquadramento da Portaria n.º 94-C/2020, de 17 de abril – aplicar testes de despistagem da doença COVID-19 a utentes e profissionais de instituições do setor social e solidário, nomeadamente “Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Serviço de Apoio Domiciliário para pessoas com deficiência (SAD Deficiência), Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)”.

Esta colaboração terá um contributo importante “para poder prevenir, programar e delinear as estratégias de mitigação do contágio da população, nomeadamente nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) e Serviços de Apoio Domiciliário (SAD).” Prevê-se que, ao abrigo deste protocolo financiado pelo MTSSS, a FFUL realize no mínimo 100 testes por dia. Sendo as amostras provenientes de instituições acima referenciadas e situadas “na área metropolitana, e noutros locais que se mostre como necessário, sobre coordenação do Instituto da Segurança Social, I.P.”

In, ffulisboa