Testes de despistagem à COVID-19 na Faculdade de Ciências

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa vai criar um centro de testes à COVID-19 no campus.

Testes de despistagem à COVID-19 na Faculdade de Ciências

Os testes de despistagem à COVID-19 deverão começar dentro de duas semanas consistindo, numa primeira fase, em cerca de 100 análises diárias, estando  também prevista a sequenciação e o rastreamento epidemiológico.

O objetivo deste centro de testes à COVID-19 é reforçar o envolvimento das unidades de investigação no diagnóstico e controlo de infeção por SARS-Cov-2, pelo que terá capacidade para a receção e processamento de amostras biológicas, realização de testes por RT-PCR e numa fase posterior para a realização de testes imunológicos. A criação deste CT COVID-19 irá implicar um investimento de raiz, nomeadamente, uma BOX com certificação de nível 3 (BSL3), que será instalada junto ao Tec Labs – Centro de Inovação da Ciências ULisboa.

Para além da identificação rápida da presença de SARS-Cov-2 haverá capacidade para em menos de 24 horas rastrear a origem epidemiológica dos casos, através da sequenciação do genoma viral em tempo real, permitindo não só distinguir os casos “importados” dos casos de disseminação comunitária, mas também identificar eventuais focos de disseminação local de infeção. Para a Faculdadede Ciências, esta capacidade de inovação é possível devido à dinâmica e multidisciplinaridade dos seus centros de investigação e à estratégia implementada nos últimos cinco anos, em particular pelo Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), em colaboração com diversas entidades internacionais, e que tem permitido novas aplicações e o uso de tecnologia de sequenciação genómica e análise de dados em tempo real.