Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Apoio especial a projetos de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19

Tendo em conta o surto da COVID-19 e a situação de crescente incerteza e alarme social em que vivemos, mas também a capacidade cientifica e tecnológica existente em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) , em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), atribui um apoio especial, “RESEARCH 4 COVID-19”.

Este apoio especial será dado a projetos e iniciativas de I&D que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta a esta e a futuras pandemias num horizonte temporal muito curto.

Pretende-se estimular redes colaborativas nacionais de I&D, assim como a reorientação da atividade nas unidades de I&D apoiadas pela FCT para iniciativas de I&D que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os novos apoios da FCT são, assim, sobretudo para complementar iniciativas em curso e para apoiar a reorientação de equipas existentes.

Em paralelo e em complemento com esta iniciativa, a FCT lançará com as autoridades de saúde uma outra iniciativa de mobilização da comunidade científica e tecnológica nacional no combate à pandemia causada pelo coronavírus num contexto de dados abertos para a investigação e inovação, que integrem, nomeadamente, meta-dados, datasets ou hiperligações, registo de problemas, resultados de investigação em vigilância epidemiológica e outros dados secundários de saúde pública e anonimizados necessários ao combate à epidemia por coronavírus, como resultados clínicos, analíticos e demográficos.

Considerando a evolução dinâmica e rápida da situação e o contexto de incerteza em que vivemos, o concurso terá dois períodos de candidatura.

Âmbito e Impacto

Os projetos de I&D propostos devem contribuir para melhorar a resposta dos sistemas de saúde ao impacto da COVID-19, contribuindo para uma melhor gestão dos doentes e/ou para a implementação de medidas de saúde pública, em linha com o disposto no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19) da Direção Geral da Saúde (DGS):

  • São aceites propostas de I&D no âmbito do vírus SARS-CoV-2 e da doença Covid-19, incluindo novas ferramentas de prevenção, desenvolvimento terapêutico, técnicas de diagnóstico, estudos clínicos e epidemiológicos, assim como projetos que incluam uma componente sociocultural e ações de promoção de uma sociedade resiliente com capacidade de enfrentar o contexto de incerteza em que vivemos sobretudo na população mais idosa e em grupos de maior risco;
  • As propostas de I&D apresentadas devem ser de concretização rápida (máximo 3 meses de tempo de desenvolvimento) devendo ser orientadas para complementar iniciativas em curso e a reorientação de equipas existentes;
  • As propostas de I&D devem incluir ideias inovadoras, focadas e realistas, com resultados concretos, que deem resposta às necessidades imediatas do SNS;
  • É obrigatória a participação no projeto de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde (de qualquer tipo).

As propostas devem ser enviadas através do preenchimento, em língua portuguesa ou inglesa, de formulário próprio que poderá ser acedido aqui.

Informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail: RESEARCH4COVID19@fct.pt

Mais informações

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Viseiras produzidas pelo projectlabb da Faculdade de Belas Artes da ULisboa
Estudo VITACOV: A genética que permite identificar indivíduos de risco para quadros mais severos de COVID-19 por deficiência de vitamina D
A Unite! organiza Hackathon “From post Covid University to inclusive European University”.